MENU

No "batismo" de Caio Jr. no Engenhão, Botafogo recebe o Resende

No "batismo" de Caio Jr. no Engenhão, Botafogo recebe o Resende

Atualizado: Domingo, 3 Abril de 2011 as 1:54

Caio Júnior mostrou suas credenciais ao estrear pelo Botafogo vencendo o Paraná Clube, pela Copa do Brasil. Neste domingo, será a vez de o treinador se apresentar para a torcida alvinegra. Ele comanda pela primeira vez a equipe no Engenhão, na partida contra o Resende, às 18h30m (de Brasília), pela sexta rodada da Taça Rio. Será a oportunidade de o novo comandante colocar em prática as mudanças tão pedidas pela torcida, que não poupou críticas ao antecessor Joel Santana, a quem acusava de montar um time defensivo.

Além de futebol ofensivo, a torcida quer ver vitória. E ela será fundamental para que o Botafogo retorme a liderança do Grupo B. Atualmente a primeira colocação é do Olaria, que soma 12 pontos, dois a mais do que o Alvinegro. Assim, o resultado positivo sobre o Resende, combinado a um tropeço do time da Rua Bariri colocarão o Botafogo de volta ao topo. Já o Resende, que é o sexto colocado do Grupo A, busca a terceira vitória consecutiva, depois de sofrer derrotas nas três primeiras rodadas do segundo turno.

O PFC transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro deste confronto será Wagner dos Santos Rosa, que terá os auxiliares João Luiz Coelho de Albuquerque e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá.

O que está em jogo

Botafogo: será a primeira vez que Caio Júnior comanda a equipe no Campeonato Carioca, com a missão de fazer o Botafogo retomar o rumo das vitórias, após duas rodadas sem um resultado positivo. Uma vitória sobre o Resende combinado a um tropeço do Olaria colocará o Alvinegro na liderança do Grupo B.

Resende: depois de sofrer derrotas nas três primeiras rodadas da Taça Rio, o Resende reagiu, vencendo Bangu e Macaé. As chances de chegar à semifinal passam pela vitória sobre o Botafogo.

As escalações

Botafogo: Caio Júnior conta com a volta de Bruno Tiago, recuperado de lesão. No entanto, o meia ficará no banco, assim como Arévalo, que retornou da seleção uruguaia. Ausente nas duas últimas partidas, Loco Abreu recuperou a vaga ocupada por Caio. A escalação será a seguinte: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Márcio Azevedo; Rodrigo Mancha, Marcelo Mattos, Somália e Everton; Herrera e Loco Abreu.

Resende: recuperado de uma lesão muscular sofrida em janeiro, o veterano atacante Tuta pode ser a novidade do técnico Paulo Campos contra o Botafogo. Thiago Bastos volta à lateral direita no lugar de Wellington, suspenso. A equipe do Resende deve entrar em campo com a seguinte formação: Eduardo, Thiago Bastos, Rogério, Anderson e Jefferson; Gabriel, Léo Silva (Ramon), Marcel e Valdeir; Alexandro (Tuta) e Marcelo Régis (Elias).

Fique de olho

Botafogo: pela primeira vez sob o comando de Caio Júnior, Loco Abreu é a referência do ataque do Botafogo, seja na missão de marcar gols ou na de armar jogadas, atuando como pivô.

Resende: Alexandro nunca escondeu ser torcedor do Botafogo. Mas o atacante do Resende também costuma aparecer e marcar gols nas grandes equipes do Rio.

O que eles disseram

Caio Júnior, técnico do Botafogo: "A estreia passou, e agora precisamos criar uma nova situação. Não é fácil conseguir a recuperação física e muito menos mental com essa sequência de partida. O trabalho fica mais difícil, mas precisamos vencer esse jogo importante, que pode encaminhar nossa classificação, dependendo dos demais resultados da rodada."

Paulo Campos, técnico do Resende: "Trabalhamos forte a parte tática da equipe nos últimos dias. Teremos que ter muitos cuidados defensivos, já que Loco Abreu voltará da seleção do Uruguai. Ele forma uma dupla muito perigosa com Herrera. Vamos procurar a melhor forma para neutralizá-los."

Números e curiosidades

* Este será o quinto confronto entre Botafogo e Resende pelo Campeonato Carioca. O Alvinegro carioca tem ampla vantagem no retrospecto, com quatro vitórias. Além disso, foram 14 gols marcados e apenas dois sofridos.

* Botafogo e Resende decidiram a Taça Guanabara de 2009, no Maracanã. O time então comandado por Ney Franco levou a melhor, fazendo 3 a 0, com gols de Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel.

* O Botafogo não perde uma partida para os times considerados pequenos do Rio há mais de dois anos (ou 31 jogos). A última derrota foi no dia 5 de fevereiro de 2009 - 2 a 1 para o Volta Redonda no Engenhão. Desde então foram 26 vitórias e cinco empates.

Último confronto

Botafogo e Resende se enfrentaram pela última vez no dia 7 de fevereiro de 2010, pela sétima rodada da Taça Guanabara. O Alvinegro venceu por 5 a 2, mas começou levando um susto. Elias abriu o placar aos 30 segundos de partida. No entanto, Loco Abreu tratou de apareceu e marcou três gols consecutivos (aos 17 e 30 minutos do primeiro e aos dez do segundo), todos de cabeça. Marcelo Cordeiro marcou o quarto e Wellington Júnior sacramentou a vitória do Botafogo. Elias ainda descontou para o Resende nos descontos.

veja também