No duelo dos veteranos goleadores, Timão e Lusa estreiam no Paulistão

No duelo dos veteranos goleadores, Timão e Lusa estreiam no Paulistão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

Corinthians e Portuguesa estreiam no Campeonato Paulista, neste domingo, às 17h, no Pacaembu, com um clássico da cidade de São Paulo pela frente. Depois de não fazerem boas campanhas no ano passado, os clubes apostam em poucas mudanças no elenco para começarem a temporada com mais entrosamento. Será o duelo de dois veteranos goleadores. Ronaldo, com 34 anos, do lado alvinegro, e Dodô, com 36, vestindo a camisa rubro-verde.

Timão e Lusa sequer passaram da primeira fase do Paulistão em 2010. O Alvinegro ficou em quinto lugar, enquanto o clube do Canindé acabou logo abaixo, em sexto. O restante do ano também não foi de comemorações. O Corinthians foi eliminado nas oitavas da Taça Libertadores e terminou o Brasileirão em terceiro. Já a Portuguesa não engrenou na Copa do Brasil e ficou fora da zona de acesso na Série B.

Luiz Flavio de Oliveira apita a partida. Ele será auxiliado por David Botelho Barbosa e Maiza Teles Paiva. A Rede Globo transmite a partida para a região de Campinas-SP. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

Corinthians: vale apagar a má impressão deixada nos dois últimos anos. Em ambos, o Timão não venceu no primeiro jogo (empatou com Barueri e Monte Azul). Além disso, a equipe alvinegra tenta começar embalar e ganhar uma cara, já que no fim de janeiro tem pela frente a disputa da pré-Libertadores, contra o Tolima-COL.

Portuguesa: sem o acesso para a elite do Brasileirão, a Portuguesa quer usar o Campeonato Paulista para se preparar novamente. O clube tenta também acabar com o longo jejum sem títulos, que dura de 1973.

Corinthians: o técnico Tite poderá escalar praticamente o que tem de melhor. A única baixa é o atacante Jorge Henrique, vetado por ainda precisar de um período maior de treinamentos pela grave lesão que sofreu na coxa esquerda em 2010. Em compensação, Ronaldo está escalado. O Fenômeno treinou normalmente durante as duas semanas da pré-temporada e tem presença certa ao lado de Dentinho. O lateral-direito Alessandro, com catapora, é desfalque. Moacir fica com a vaga. O Timão inicia a partida com: Julio Cesar, Moacir, Chicão, Leandro Castán e Roberto Carlos. Ralf, Jucilei, Paulinho e Bruno César; Dentinho e Ronaldo.

Portuguesa: novos reforços, o goleiro Juninho, o volante Ferdinando, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro e o meia Ivo já estão regularizados e à disposição do técnico Sérgio Guedes. A escalação, porém, ainda é um mistério depois do treinamento secreto realizado na sexta-feira. Entretanto, alguns dos recém-contratados devem aparecer na equipe. A provável escalação: Weverton, Paulo Sérgio, Maurício, Domingos e Fabrício (Marcelo Cordeiro); Ademir Sopa, Ferdinando, Marco Antonio e Ivo; Héverton e Dodô.

Corinthians: Ronaldo voltou para a pré-temporada mais magro do que nos outros anos. Na última temporada da carreira, o Fenômeno já prometeu que pretende exibir um futebol de alto nível. Nos treinamentos da semana, o craque mostrou estar inspirado com belos gols e ótimos passes para as chegadas de Dentinho e Bruno César.

Portuguesa: Dodô, o artilheiro dos gols bonitos, não costuma decepcionar em partidas complicadas. O atacante é o principal nome da Lusa para a temporada. Além disso, tenta repetir o feito de 1996, quando foi o artilheiro do Estadual atuando pelo Santos, com 19 gols.

PC Tite, técnico do Corinthians: "É um grande jogo para começarmos com vitória. Pelo respeito que tenho pela Portuguesa, clube pelo qual fui atleta, sei da grandeza e das dificuldades. Tenho uma noção exata. A base da equipe permanece, o treinador permanece"

Sérgio Guedes, técnico da Portuguesa: "É um clássico e terá todas as dificuldades que um jogo deste porte reserva. Independente disso, temos que jogar de igual. É a estreia do campeonato e quem quer ir longe tem que mostrar o cartão de visita logo no começo".

Nas sete últimas vezes que Corinthians e Portuguesa se enfrentaram, todas pelo Campeonato Paulista, o Timão conseguiu apenas uma vitória, quando venceu por 1x0 no Morumbi em 2008, gol de Herrera. Nos demais seis confrontos, a Lusa venceu em 2004 por 1x0 no Morumbi e por 2x1 em 2006 no Pacaembu e houve quatro empates por 1x1 em 2003, 2005, 2009 e ano passado.

A última vitória da Portuguesa sobre o Corinthians aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2006, dia 22/01/06 no Pacaembu. Na oportunidade, a Lusa venceu por 2x1 de virada, com gols de Du Lopes e Leandro Amaral. Tévez marcou para o Timão.

 No Pacaembu, o Corinthians venceu a Portuguesa pela última vez em 2002 quando goleou por 5x2 pelo Campeonato Brasileiro com 3 gols de Guilherme e 2 de Deivid. Nas últimas quatro vezes que as duas equipes se enfrentaram no Pacaembu, a Lusa venceu uma vez e houve três empates.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições