MENU

No recomeço após eliminação no Carioca, Bota encara o River Plate-SE

No recomeço após eliminação no Carioca, Bota encara o River Plate-SE

Atualizado: Quarta-feira, 23 Fevereiro de 2011 as 9:18

A eliminação da Taça Guanabara com uma derrota nos pênaltis para o Flamengo, no último domingo, abalou o Botafogo. Por isso, o início de uma nova competição é encarado como a oportunidade perfeita para esquecer o que aconteceu e entrar no espírito do "bola pra frente". Assim, nesta quarta-feira, o Alvinegro carioca encara o River Plate-SE, no Estádio Batistão, em Aracaju, às 19h30m (de Brasília), pela primeira rodada da Copa do Brasil, em busca de um título inédito.

O Botafogo, que foi vice-campeão da Copa do Brasil de 1999 - mas nos últimos dois anos foi eliminado na segunda rodada -, enxerga a competição como sua principal oportunidade de transformar em realidade a sua obsessão de disputar a Libertadores. Mas para isso terá que passar pelo River Plate, atual campeão sergipano, que, assim como o Alvinegro, está invicto na temporada (são três vitórias e um empate). A equipe da cidade de Carmópolis disputa a Copa do Brasil pela primeira vez, mas o Botafogo terá o público a seu favor, já que a torcida local recebeu os jogadores com tietagem e até histeria.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil. Marielson Alves Silva (BA) apita a partida, auxiliado por Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal.

River Plate-SE : o atual campeão sergipano quer aparecer para todo o Brasil.  Por isso, promete equilibrar a disputa com o Botafogo atuando em Aracaju e, assim, cumprir seu principal objetivo: levar a decisão do confronto para o Rio de Janeiro.

Botafogo : depois da eliminação na semifinal da Taça Guanabara, o momento é de reagir com uma vitória na competição. Além de ser um título inédito para o clube, é o caminho mais curto para a Libertadores, objetivo visto como uma obsessão em General Severiano.

  River Plate-SE : o técnico Aílton Silva aguarda o parecer do departamento médico para definir a formação, que pode ser no 3-5-2 ou no 4-4-2. O zagueiro Argus e o meia Da Silva serão reavaliados nesta quarta-feira. Além disso, o lateral-esquerdo Renato ainda não foi regularizado na competição O baixinho atacante Bibi promete dar trabalho à defesa do Botafogo. O River Plate deve entrar em campo com a seguinte formação: Max, Gláuber, Valdson, Bebeto e Pedrinho; Fernando Pilar, Bebeto Oliveira, Wallace (Da Silva ou Argus) e Éder; Bibi e Fábio Júnior.

Botafogo : Joel Santana cogita arriscar uma formação mais ofensiva, provavelmente no 4-4-2, para tentar evitar a partida de volta. Assim, Everton passa a ter boas chances de iniciar a o jogo contra o River Plate. Sem Marcelo Mattos e Arévalo, machucados, o Alvinegro contará com o retorno de Bruno. Somália e Márcio Azevedo podem disputar uma vaga na lateral esquerda. O Botafogo deve ter a seguinte escalação: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Márcio Rosário e Somália (Márcio Azevedo); Rodrigo Mancha, Bruno, Everton e Renato Cajá; Herrera e Loco Abreu.

River Plate-SE: com 35 anos, Valdson é o principal nome do River Plate. O jogador, que passou pelo Botafogo, comanda a defesa, mostrando bom posicionamento e qualidade na saída de bola.

Botafogo: considerado por Joel Santana como uma importante peça do Botafogo, Bruno agrada o treinador pelo bom senso de marcação e pela habilidade na transição para o ataque. Depois de cumprir suspensão na semifinal contra o Flamengo, o jogador terá mais uma oportunidade para mostrar por que é tão bem visto pelo técnico. 

Aílton Silva, técnico do River Plate-SE : "Acho que é bom o Botafogo não conhecer muito bem o nosso time, e isso pode nos ajudar. O primeiro objetivo é levar a decisão para o Rio de Janeiro, e acredito que podemos dificultar. Se vencermos, seria excelente. Prometemos atenção e muita dedicação na partida."

  Joel Santana, técnico do Botafogo: "Temos algumas informações sobre o adversário, mas que não são suficientes. De qualquer maneira, por ser campeão do seu estado, o River merece respeito. A Copa do Brasil é uma competição da qual o clube precisa, mas que é muito difícil. Mesmo assim, vamos em busca da vitória."

* Esta é o primeiro confronto entre River Plate-SE e Botafogo. A última vez que o Alvinegro atuou em Aracaju foi no dia 14 de março de 2001, também pela Copa do Brasil. O time carioca venceu por 3 a 2 o Sergipe, gols de Taílson, Rodrigo e Donizete.

* O River Plate-SE não perde uma partida oficial com mando de campo há quase 11 meses. A última derrota foi para o Guarani (2 a 1), pelo Campeonato Sergipano do ano passado, no Batistão. Desde então, foram nove jogos disputados, com quatro vitórias e cinco empates.

* O Botafogo busca vencer o River Plate-SE por dois ou mais gols de diferença para eliminar o jogo de volta, feito que alcançou seis vezes em suas 18 participações na Copa do Brasil: 1997 (3 a 1 no Ji-Paraná-RO), 2003 (2 a 0 no CENE-MS), 2004 (5 a 0 no Maranhão); 2005 (4 a 1 no São Raimundo-RR), 2008 (3 a 1 no Rio Branco-AC) e 2009 (2 a 0 no Dom Pedro-DF).    

veja também