No retorno de Ronaldo, Timão bate o Vitória e ganha parabéns da Fiel

No retorno de Ronaldo, Timão bate o Vitória e ganha parabéns da Fiel

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

“Parabéns pra você, nesta data querida...”. A torcida do Corinthians  antecipou o centenário do clube, que será comemorado na próxima quarta-feira, e parabenizou o time na tarde deste domingo no Pacaembu. Até porque o clube fez por onde. Sem dificuldade, o Timão, reforçado pelo retorno de Ronaldo, fez 2 a 1 no Vitória neste domingo e se manteve na segunda colocação do Brasileirão. Os gols foram de Iarley e Paulinho.

O triunfo desta tarde, que teve o melhor público do Timão neste Brasileiro incluindo os não pagantes - 36.142 - , mantém a equipe com 100% de aproveitamento nos jogos como mandante. São nove partidas e nove vitórias. Na tabela, ainda vice-líder, o Timão encostou novamente no líder Flu. Com o empate do time carioca com o São Paulo, no Maracanã, a distância que era de cinco pontos caiu para três.

Ronaldo e Ricardo Conceição disputam a bola no estádio do Pacaembu (Foto: Ag. Estado)   A equipe baiana, por sua vez, segue em posição intermediária na tabela (14º), com 21 pontos. É o segundo jogo seguido sem triunfo do Vitória, que neste domingo acompanhou de perto o retorno do corintiano Ronaldo aos gramados. Depois de 112 dias fora de combate, o craque teve atuação apenas discreta. Mas foi ovacionado pelos mais de 32 mil torcedores presentes ao Pacaembu.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians jogaria com o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. Mas por conta das comemorações do centenário, a partida foi transferida pela CBF para o dia 13 de outubro. Portanto, o próximo duelo do Timão será no sábado, dia 4, contra o Goiás, no Pacaembu.

O Vitória, por sua vez, tem compromisso na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro. A equipe baiana recebe o Inter às 19h30m, no Barradão, em Salvador.

Timão domina o Leão

 Depois de 112 dias, a torcida do Corinthians voltou a vibrar eufórica com a presença de Ronaldo na escalação que é divulgada no telão do Pacaembu. Mas o torcedor que estava ansioso por ver o atacante brilhar viu na verdade um bom primeiro tempo de Iarley, companheiro do Fenômeno no ataque do Timão.

Ronaldo, aliás, deu um susto logo no primeiro minuto. Depois de disputar lance no meio, ele agachou no gramado com cara de dor, sentindo pancada, e  caiu. Atendido fora de campo, voltou rapidamente, para alívio da Fiel. Apesar de o Corinthians ter tomado a iniciativa do jogo, foi do Vitória a primeira grande chance de gol.

Aos oito minutos, Henrique recebeu de Júnior na grande área e perdeu gol incrível. Livre, de frente para Julio Cesar, o atacante bateu rasteiro para fora. Melhor para o Timão, que abriu o marcador três minutos depois. Roberto Carlos fez lindo lançamento para o pequeno Iarley desviar de cabeça e encobrir Viáfara.

Melhor em campo, o Corinthians tinha tudo para ampliar o marcador logo. Mas a ânsia dos jogadores em ajudar Ronaldo atrapalhou. Quando tinha uma oportunidade de contra-ataque, os alvinegros priorizavam o toque para o craque, que sem ritmo não conseguia dar a mesma velocidade às jogadas.

Aos poucos, então, o Vitória se arriscou mais. Especialmente nos chutes de longe. Aos 30, Eduardo obrigou Julio Cesar a boa defesa. Aos 35, Henrique acertou o travessão. Aos 40, foi Gabriel quem fez o goleiro corintiano trabalhar. Mas aos 47, falhou e ajudou o Corinthians a marcar o segundo gol.

Após boa jogada de Elias pelo meio da área, o lateral do Vitória foi tentar tirar e serviu o volante Paulinho, que com tranquilidade rolou para o fundo do gol: 2 a 0.

Aplausos para Ronaldo

Na saída para o intervalo, Ronaldo declarou às rádios que não voltaria para o segundo tempo, como estava previsto pela comissão técnica. Mas quando o Corinthians retornou do vestiário, o camisa 9 estava em campo. O Vitória, por outro lado, mudou: Renato saiu para a entrada de Soares.

 Assim como na etapa inicial, foi o Corinthians quem tomou a iniciativa na segunda parte. E nas duas primeiras chances claras de gol, o Fenômeno teve participação. Ambas aos dez minutos. Na primeira, recebeu de Elias e rolou para Bruno César bater em cima de Viáfara. Na outra, ajeitou de cabeça para chute de Elias.

Empolgada com os dois lances do atacante, a Fiel gritou: “Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo”. Sentindo que a torcida estava ao seu lado, o craque ficou mais à vontade. Tentou aos 14 minutos gingar em frente ao zagueiro, mas não conseguiu passar. Caído no chão, reclamou falta, que o árbitro não anotou.

Ronaldo estava cansado. Aos 17 minutos, William Morais entraria no lugar de Iarley, mas o camisa 9 pediu para sair. E foi ovacionado pela torcida, que o aplaudiu de pé. Embora o atacante não estivesse correndo e se movimentando muito, o jogo perdeu ritmo com a sua saída.

O Vitória, então, resolveu ir para o ataque. Mas de maneira desorganizada. Sem conseguir passar pela boa marcação alvinegra, os rubro-negros também perderam o ritmo e foram esboçar reação apenas aos 37 minutos, com gol de Kléber Pereira, de cabeça. Mas o Timão se segurou a pressão no final e seguiu com 100% de aproveitamento como mandante.     Por Leandro Canônico São Paulo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições