No Serra Dourada, Goiás consegue arrancar o empate com o Grêmio

No Serra Dourada, Goiás consegue arrancar o empate com o Grêmio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Rafael Moura e Ozéia disputam a bola pelo alto

(Foto: André Costa / Agência Estado)   A situação de Goiás e Grêmio no Campeonato Brasileiro é bem parecida – com ambos tentando fugir da zona de rebaixamento. Na estreia das equipes na Copa Sul-Americana, a igualdade prevaleceu. Depois de os gaúchos abrirem o placar na primeira etapa, e diante do goleiro Victor em noite inspirada, o Esmeraldino teve que lutar até o fim para arrancar o empate por 1 a 1, no Serra Dourada, nesta quinta-feira. Melhor para os gaúchos, que conseguiram marcar fora de casa e vão para o duelo de volta, no Olímpico, na próxima quinta, dia 12, jogando pelo 0 a 0. Caso o placar se repita, a classificação será decidida nos pênaltis. Um empate por dois ou mais gols dará a vaga aos goianos. Hugo fez o gol tricolor, e Rafael Moura, em cobrança de pênalti, igualou.

Quem avançar terá pela frente o classificado do duelo entre Peñarol-URU e o vencedor da chave C (Univ. César Vallejo– PER x Barcelona-EQU).

Confira a tabela da Copa Sul-Americana

Esmeraldino não aproveita domínio e sofre gol

O Grêmio começou ameaçando. Aos dois minutos, Jonas recebeu na área pela esquerda, foi à linha de fundo, mas cruzou mal e a bola ficou fácil para o goleiro Harlei. Mas, logo na sequência, o Goiás mostrou que não estava dormindo. Rafael Moura, da entrada da área gremista, arriscou o chute, que saiu por cima da trave de Victor. O He-Man insistiu na jogada. Aos seis, se livrou de dois marcadores e mandou uma bomba de direita, de longe, mas errou o alvo novamente.

A partir daí, o goleiro tricolor passou a ser o mais exigido em campo e mostrou por que está na lista do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Aos 11, após tabela entre Everton Santos e Jonílson, fez bela defesa em chute cruzado da entrada da área.  Aos 15, em cobrança de falta cheia de efeito, o camisa 1 gremista travou o grito de gol de Bernardo.

Embalado pelo bom momento no jogo, os donos da casa mantiveram a pressão. Aos 17, depois de obrigar Victor a ir até o limite da grande área para disputar a bola, Rafael Moura recuou para o estreante Júnior, que tentou encobrir o goleiro, mas mandou pela linha de fundo. Aos 22, Serginho recebeu pela direita e levantou na medida para Rafael Moura, que subiu mais que a zaga gaúcha e cabeceou para fora.

Victor voltou a salvar o Grêmio, aos 29. Junior partiu em velocidade pela esquerda e cruzou, buscando Rafael Moura, mas o camisa 1 mergulhou para ficar com a bola. Aos 32, após mais uma boa aparição, Victor não gostou da queda de Carlos Alberto, que cavou pênalti em disputa dentro da área, e foi tomar satisfações com o jogador esmeraldino. O domínio goiano na primeira etapa se encerrou no chute sem direção de Rafael Moura, aos 34, da meia-lua gaúcha.

Fazendo valer a máxima “quem não faz, leva”, os gremistas partiram para o ataque, aos 35. Da direita, Douglas fez o cruzamento. Adilson, da entrada da área, desviou de calcanhar, deixando Hugo na cara do gol. O camisa 8 do Tricolor gaúcho não pensou duas vezes antes de chutar forte para o fundo das redes, garantindo a vantagem gaúcha na metade inicial.

De pênalti, He-Man evita a derrota goiana

No intervalo, apenas uma alteração. O técnico Silas, do Grêmio, trocou Borges por André Lima. E por muito pouco o Goiás não empatou no primeiro lance de perigo da etapa final. Apenas um minuto após o reinício do jogo, o Esmeraldino conseguiu uma falta pela direita da área gremista. Na cobrança, Bernardo fez o levantamento, Toloi desviou de cabeça, e, na pequena área, Amaral quase mandou para as redes, mas a bola saiu caprichosamente pela linha de fundo. Aos cinco, foi a fez de o goleiro Harlei trabalhar, no chute forte de Jonas, dentro da área goiana. Pouco depois, aos oito, novamente Jonas, dessa vez de fora da área, obrigou o camisa 1 goiano a defesa em dois tempos.

Com volume de jogo, mas sem competência nas finalizações, o técnico Émerson Leão resolveu mexer no Goiás. O treinador tirou o meia Bernardo para a entrada de Felipe, e, no lugar de Everton Santos, entrou Pedrão, aos 12. Mas o ataque goiano tinha um rival em noite inspirada à sua frente. Em mais uma chegada pela direita, Carlos Alberto ia deixando Pedrão de frente para o gol, quando Victor mostrou muita agilidade e interceptou o cruzamento, aos 17. Aos 20, Leão lançou mão de sua última alteração: Romerito no lugar de Carlos Alberto.

Silas respondeu à entrada de mais um homem de criação no time goiano substituindo Hugo por Fábio Santos. E em sua primeira participação, o jogador emendou a cobrança de escanteio com uma meia-bicicleta e obrigou Harlei a bela defesa, aos 25.

Pedrão chegou a correr para a torcida comemorando, aos 28, quando apareceu por trás da zaga gremista e completou o cruzamento da esquerda para as redes. A arbitragem, no entanto, interrompeu a vibração do jogador, assinalando, corretamente, o impedimento. Mas aos 31, Wellington Monteiro invadiu a área pelo lado direito e foi derrubado por Fábio Santos – pênalti e cartão amarelo para o gremista. Na cobrança, aos 33, Rafael Moura foi sem pressa para a bola e, com precisão, a pôs no ângulo esquerdo de Victor, empatando a partida.

Com a confiança reforçada, os goianos voltaram a pressionar, e o goleiro Victor garantiu a condição de nome do jogo em mais uma intervenção, aos 47, em chute cruzado de Pedrão, de dentro da área.     Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições