No Valencia, Jonas recebe troféu de revista espanhola por gols no Grêmio

No Valencia, Jonas recebe troféu de revista espanhola por gols no Grêmio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

O desempenho de Jonas na temporada 2010 continua rendendo prêmios. Na última quarta-feira, antes da partida contra o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol, o atacante recebeu o troféu Chuteira de Ouro das Américas, oferecido pela revista espanhola “Don Balón” ao maior goleador entre 12 campeonatos nacionais do continente – o ex-atacante do Grêmio marcou 23 vezes no Brasileirão.

Quando o sistema de som do estádio Mestalla anunciou o ato, o torcedor do Valencia ficou de pé para aplaudir o jogador. O editor da tradicional publicação criada em 1975, Rogelio Rengel, foi o responsável pela entrega.

- Foi um momento muito emocionante. O estádio estava lotado. É um reconhecimento importante. Gostaria de dividir essa conquista individual com meus ex-companheiros, jogadores e comissão técnica, que foram fundamentais para que isso pudesse acontecer. Ninguém faz nada sozinho no futebol. Ainda mais no ataque, uma posição em que você precisa que a bola chegue em boas condições para a conclusão.

Em sua quarta edição, a premiação conta com um regulamento que prevê pontuação diferente para as competições. No Brasil, na Argentina e no México, onde os organizadores acreditam estar o maior nível técnico, cada gol vale dois pontos. Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai têm a avaliação diminuída para 1,5. Por fim, marcar na Bolívia e na Venezuela representa 1 ponto.

Jonas é o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio. Em 2007, Palermo, pelo Boca Juniors-ARG, e Maldonado, pelo Atlante-MEX, dividiram o primeiro lugar. Lucas Barrios, então no Colo-Colo-CHI, faturou em 2008 e Héctor Mancilla, do Toluca-MEX, em 2009.

Artilheiro do Grêmio em quase todas as competições de 2010, só não foi na Sul-Americana, Jonas marcou 44 gols na temporada – além dos 23 no Brasileirão, fez 11 no Campeonato Gaúcho, 8 na Copa do Brasil e 2 em amistosos.

– Nunca vou esquecer de 2010, um ano fantástico para mim e para minha família. Vivemos momentos maravilhosos. Estou trabalhando muito para seguir tendo motivos para comemorar.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições