O Basquete chega ao Brasil

O Basquete chega ao Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Juliano Rodrigues

[email protected]

O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade. Trazido por um americano chamado Augusto Shaw que foi convidado a lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe mais do que livros havia também uma bola de basquete. A nova modalidade foi apresentada e aprovada imediatamente pelas mulheres. Isso atrapalhou um pouco a difusão do basquete entre os rapazes devido ao forte machismo da época e também pelo fato da concorrência do futebol que era a coqueluche do momento.

Aos poucos Shaw foi convencendo seus alunos de que o basquete não era um jogo de mulheres e a aceitação nacional do novo esporte veio através do professor Oscar Thompson e Henry J. Sims que organizaram os primeiros torneios de basquete. Em 1922 foi convocada pela primeira vez a seleção brasileira, que numa disputa contra Argentina e Uruguai tornou-se campeã.

Em 1933 houve uma cisão no esporte nacional, quando os clubes que adotaram o profissionalismo do futebol criaram entidades especializadas dos vários desportos. Nasceu assim a Federação Brasileira de Basketball. O nome atual do orgão é Confederação Brasileira de Basketball e hoje o Brasil pode ser considerado também uma potência mundial no esporte.

Leia também

Basquete: um esporte que surge do frio O Basquete chega ao Brasil  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições