O dono da bola: Assunção bate todas as faltas do Palmeiras

O dono da bola: Assunção bate todas as faltas do Palmeiras

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

Marcos Assunção é o rei das faltas do Brasileirão

(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)     O treino incessante e a técnica apurada fazem de Marcos Assunção o cobrador oficial de faltas do Palmeiras (e de pênaltis, quando Kleber não joga). Que ele é o especialista do Verdão no assunto, já se sabe. Mas o domínio é ainda maior do que se pode imaginar: Assunção é o único jogador do Campeonato Brasileiro que cobrou todas as faltas de seu time até agora. Enquanto os outros 19 clubes já dividiram nomes para a função, o camisa 20 é o dono da bola no Palmeiras.

Entre cobranças diretas e indiretas, foram 18 faltas batidas pelo volante. Só o Flamengo usou mais a bola parada do que ele: 19 vezes, e mesmo assim divididas entre três jogadores. Até o Corinthians, time que menos cobrou faltas no Brasileirão, teve dois cobradores para suas duas únicas oportunidades. O Santos, com três infrações, também teve um batedor diferente para cada.

Marcos Assunção não se importa em ser o único na função. Às vezes, um ou outro jogador do elenco participa da série de cobranças promovida pelo volante após o treino. Mas nenhum tem a assiduidade necessária para poder dividir a responsabilidade na hora dos jogos. No Campeonato Paulista, o zagueiro Thiago Heleno costumava bater as faltas mais distantes do gol – ainda não teve essa chance no Brasileiro. Assunção tem dito que o time não é dependente dele.

- Não acho que o time seja dependente, quando o Kleber estava fazendo muitos gols, diziam que dependia dele, agora falam de mim. Mas aqui temos um grupo, ganham todos e perdem todos – declarou o volante, em entrevista recente.

Dependente ou não, o fato é que o Palmeiras só tem mesmo o volante para bater as faltas. A única opção que surge para a sequência do Brasileirão é Valdivia, que está com a seleção chilena na disputa da Copa América. Nesse ano, o Mago já até fez gol de falta, contra o Noroeste, pelo Paulistão. Se o camisa 10 voltar calibrado, poderá ser opção para ajudar Marcos Assunção na tarefa. Caso contrário, o volante seguirá treinando para manter a excelência no assunto.

Confira o ranking das cobranças de faltas no Brasileirão

Flamengo: 19 (3 batedores)

Palmeiras: 18 (um batedor)

Vasco: 15 (5 batedores)

Avaí: 15 (6 batedores)

Coritiba: 14 (4 batedores)

Grêmio: 13 (3 batedores)

Atlético-PR: 12 (3 batedores)

Botafogo: 11 (3 batedores)

Atlético-MG: 11 (5 batedores)

Fluminense: 10 (4 batedores)

América-MG: 10 (3 batedores)

Bahia: 7 (5 batedores)

Figueirense: 7 (4 batedores)

Cruzeiro: 7 (2 batedores)

Atlético-GO: 6 (4 batedores)

São Paulo: 5 (4 batedores)

Internacional: 5 (3 batedores)

Ceará: 4 (3 batedores)

Santos: 3 (3 batedores)

Corinthians: 2 (2 batedores)            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições