'O doping é a maior ameaça ao esporte', diz presidente do COI

'O doping é a maior ameaça ao esporte', diz presidente do COI

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:34

Jacques Rogge ressalta combate do COI ao

doping, a 'maior ameaça ao esporte' (Foto: AFP)

Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge afirmou nesta sexta-feira que o doping é “a maior ameaça ao esporte”. Apesar de recentemente ter defendido a participação do ciclista Alberto Contador, suspenso por uso de substância proibida no início do ano, na Volta da França, o belga afirmou que a entidade tem combatido cada vez mais as tentativas dos esportistas de burlarem as regras.

- O doping é, sem dúvidas, a maior ameaça ao esporte, porque mina a saúde e a credibilidade os atletas. Fizemos grandes progressos e é muito mais difícil dopar-se agora do que há alguns anos. O segundo maior perigo é a violência, que necessita colaboração tanto do público quanto das autoridades para ser combatida – disse, em evento comemorativo ao centenário do Comitê Olímpico Japonês.

No dia 1º de julho, César Cielo, único campeão olímpico da natação brasileira, e outros três atletas foram advertidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pelo uso de furosemida. Com a discordância da Federação Internacional de Natação (Fina) sobre a pena aplicada, o caso será julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no dia 20 deste mês, em Xangai.

Nesta semana, o jogador de vôlei de praia Pedro Solberg testou positivo para o esteroide exógeno androstane. O atleta foi suspenso pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e aguarda marcação de painel para julgamento.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições