MENU

O futebol vira mania nacional

O futebol vira mania nacional

Atualizado: Terça-feira, 3 Janeiro de 2006 as 12

Juliano Rodrigues

[email protected]

Um brasileiro nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para a Inglaterra para estudar, isso aos nove anos de idade. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Pronto, foi o suficiente para que em pouco tempo o esporte passasse a ser praticado por todos. No início somente quem praticava eram as pessoas de "elite" mas como é um esporte que não necessita de muitos recursos, nem de muitos participantes para sua prática, ganhou espaço em todas as classes sociais.

O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa.

Hoje o Brasil possui um calendário esportivo que em sua grande parte está relacionado ao futebol. Também é daqui que saem grandes craques do esporte e ganham o mundo atuando em equipes européias. Podemos citar como exemplo grandes nomes: Pelé (o rei do futebol), Zico, Ronaldo, Ronaldinho, Robinho dentre muitos outros, o que possibilitou ao Brasil o título de pais do futebol. Leia também

O futebol vira mania nacional Futebol Surge nas praias um novo esporte, o Beach soccer  

veja também