MENU

O handebol chega ao Brasil

O handebol chega ao Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 30 Dezembro de 2005 as 12

O handebol chega ao Brasil

Juliano Andrade

[email protected]

No Brasil o handebol foi introduzido por imigrantes alemães no início da década de 30  ficando restrito à São Paulo até a década de 60.

Nesta década o professor, Augusto Listello, em um curso realizado em Santos, mostrou  de forma didática o handebol a professores de outros estados presentes.

Esses professores então  introduziram o hand em seus colégios. Assim o jogo começou a ser praticado em outros estados tanto pelo público masculino quanto feminino.

Em 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Handebol, foi disputada a 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, então sede da entidade.

Em São Paulo, o Handebol é uma das modalidades mais praticadas, principalmente no meio estudantil e o esporte hoje faz parte do currículo escolar nas escolas do ensino fundamental.

Nos jogos Pan-Americanos de 1999, realizados em Winnipeg, Canadá, o Brasil conquistou a medalha de ouro no feminino, e de prata no masculino..

Os campeonatos promovidos pela Federação Paulista de Handebol têm levado grande público aos ginásios, isso mostra o quanto o handebol é um esporte expressivo em nosso pais!

Leia também

Handebol: O esporte que surgiu durante a 1ª Guerra O handebol chega ao Brasil  

veja também