O tênis de mesa surgiu e revolucionou as modalidades esportivas

O tênis de mesa surgiu e revolucionou as modalidades esportivas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

  Juliano Andrade

[email protected]

 O tênis de mesa, tal como seu irmão maior o tênis, é descendente do tênis real do século XII. Os dois esportes surgiram em conseqüência do descobrimento das bolas de borracha, que ocorreu na metade do século XIX.

 O início do tênis de mesa parece ter ocorrido, mais precisamente, ao redor de 1870, quando começou-se a jogar na Inglaterra, em um clube de tênis, com material totalmente improvisado, em um dia chuvoso que impedia a prática do tênis de campo.

 Os estudantes universitáriso adaptaram rapidamente para um jogo de sação em toda a Inglaterra, e em 1891, Charles Batter, registrou uma patente com bolas de cortiça, e James Gibb, improvisou um material que consistia de uma rede fixa com dois postes colocados sobre uma superfície de madeira elevada do solo, um jogo com 21 pontos feito com bolas de borracha. Uma das inovações mais populares da época, foi a raquete de pergaminho.

O impacto das bolas de celulóide (ai já introduzidas) nessa raquete, produzia o som do "ping" e da bola na mesa o som de "pong". E assim popularizou-se o "ping-pong", nome utilizado nos dias de hoje para a prática de lazer do tênis de mesa.

Atualmente, a prática do tênis de mesa cresceu  em todo mundo. Existem organizações do esporte  em 127 países, todas filiadas  a International Table Tennis Federation  - Federação Internacional de Tênis de Mesa - somando assim 35 milhões de jogadores federados.

O tênis de mesa é um esporte olímpico que situa-se entre os primeiros do mundo em organização e número de filiados.

Leia também

Surge o Tênis de Campo O tênis de mesa surgiu e revolucionou as modalidades esportivas  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições