Obina cessa gritos de 'Adeus, Luxa' ao dar vitória ao Galo sobre Prudente

Obina cessa gritos de 'Adeus, Luxa' ao dar vitória ao Galo sobre Prudente

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A diretoria pediu, e a torcida do Atlético-MG correspondeu ao chamado. Mais de 12 mil pessoas estiveram presentes à Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na tarde deste domingo, e empurraram o Galo até onde foi possível na partida contra o Grêmio Prudente. Porém, antes mesmo do primeiro tempo se encerrar, as vaias já eram grandes. A principal vítima era Diego Souza, que não conseguia atuar como o torcedor atleticano ainda esperava. Nas arquibancadas, ao fim do jogo, o que se ouvia era o coro: ‘Adeus, Luxa! Adeus, Luxa!’ . Porém, o atacante Obina mostrou a estrela de artilheiro e, aos 42 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória do Galo e cessou os gritos contra o treinador.

O resultado de 1 a 0 num jogo dramático fez justiça ao time que mais pressionou durante todo o tempo. O Grêmio Prudente, que estreava o técnico Marcelo Rospide, jogou para não perder e acabou levando o castigo no fim. Com o resultado, ambos continuam na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Porém, os mineiros, com apenas 21 pontos, ocupam a 17ª posição. Já os paulistas, duas colocações abaixo, têm 17 pontos ganhos.

Na próxima rodada, Atlético-MG e Grêmio Prudente estarão novamente em campo. Nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), o Galo enfrentará o xará paranaense, na Arena da Baixada, em Curitiba. Já a equipe paulista, também na quarta, receberá o Flamengo, no Prudentão, às 22h.

Pressão e vaias

Com a intenção de arrancar no segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG – que já havia empatado fora de casa, diante do Vasco, na rodada anterior – foi para cima do Grêmio Prudente. Com marcação forte no meio-campo e muita velocidade no ataque, o time mineiro pressionou desde o primeiro minuto. Daniel Carvalho, aberto pela esquerda, era quem mais levava perigo ao gol de Giovani.

Porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo, logo nos primeiros minutos, já teve que alterar a equipe. O volante Rafael Jataí, em uma dividida com o adversário, sentiu a coxa direita e não teve condições de permanecer em campo. Serginho entrou em seu lugar, mas o treinador teve que orientar os jogadores quanto ao posicionamento, já que o Galo passou a atuar sem um primeiro volante de origem.

O Grêmio Prudente, a partir daí, se aventurou um pouco mais no ataque. Em lances isolados, até conseguia chegar à área alvinegra, mas não chutava ao gol de Fábio Costa. Porém, os paulistas começaram a dar espaço para os contra-ataques. E em um desses lances, aos 20 minutos, Ricardinho fez grande jogada e lançou Diego Souza. O meia atleticano encontrou Obina, que, com categoria, tocou no canto esquerdo de Giovani. Porém, caprichosamente, a bola explodiu na trave, e, na sobra, Daniel Carvalho ainda desperdiçou grande oportunidade.

O Galo pressionava o tempo inteiro, mas a bola insistia em não entrar. Diego Souza e Fabiano também tiveram chances de marcar de cabeça. Aliás, as bolas altas eram as principais armas da equipe mineira. A todo momento, Diego Macedo e Leandro chegavam à linha de fundo na tentativa de encaixar um bom cruzamento.

Aos poucos, a pressão alvinegra foi diminuindo, e os erros começaram a aparecer. Diego Souza errava a maioria dos lances, e o torcedor começou a ficar impaciente. As vaias tomaram conta das arquibancadas da Arena do Jacaré, e a equipe ficou nervosa. Com isso, o Grêmio Prudente controlou as ações e levou o empate sem gols para os vestiários.

Dramaticidade sem limites

Vanderlei Luxemburgo voltou para o segundo tempo com mais uma alteração. Com dores na panturrilha, Fabiano foi substituído por Edison Méndez, que pretendia melhorar a qualidade do passe no meio-campo atleticano. O técnico Marcelo Rospide, que fazia sua estreia na equipe catarinense, também veio com mudanças. Paulo César e Leonardo, que estavam amarelados, deixaram o campo para as entradas de Flávio Boaventura e Roberto, respectivamente.

Porém, mesmo com todas as alterações, o panorama da partida não mudou. O Galo ainda dominava as ações, mas não conseguia finalizar com qualidade. A partida tomou ares dramáticos, principalmente pela situação das equipes na tabela de classificação.

A pressão do torcedor se refletia visivelmente no gramado. O Galo tinha dificuldades em trocar três passes corretos, e o Grêmio Prudente se segurava como podia. Com muita cautela, a equipe paulista tentava – aos poucos – ganhar um pouco mais de campo e chegar ao ataque para chutar ao gol de Fábio Costa.

No fim da partida, quando as esperanças da torcida já tinham acabado, o coro que tomou conta das arquibancadas foi  ‘Adeus, Luxa! Adeus, Luxa!’ O técnico, mesmo com os maus resultados no Campeonato Brasileiro, tem garantido que o Atlético-MG não cairá para a Série B do Brasileirão.

E Obina tratou de "salvar" a pele do treinador. Aos 42 minutos, o atacante – dentro da área adversária – matou a bola no peito e, de virada, chutou forte, no canto, sem chances para Giovani. Era o gol da vitória do Galo e da redenção de Vanderlei Luxemburgo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições