Paciência e fé são a receita de Medina para ser campeão: "Estratégia é surfar"

Surfista de 20 anos conta que não fez promessas para o título mundial e o seu único ritual antes de entrar em ação é ouvir música e rezar: "É onde busco concentração"

Fonte: globo.comAtualizado: segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 às 11:49
Paciência e fé são a receita de Medina para ser campeão: "Estratégia é surfar"
Paciência e fé são a receita de Medina para ser campeão: "Estratégia é surfar"

Na corrida pelo histórico título mundial para o Brasil no surfe, Gabriel Medina vê a paciência, a determinação e a fé como alguns dos principais ingredientes para cumprir a sua missão. Número um do mundo após dez etapas do Circuito Mundial (WCT), o jovem de 20 anos também tem a família como um porto seguro em um esporte solitário. Além do pai e treinador, Charles Rodrigues, a mãe, Simone, e os irmãos, Felipe e Sophia, marcam presença no Havaí para torcer para o prodígio de Maresias na última etapa, desta segunda-feira até 20 de dezembro, nas ondas tubulares e perfeitas de Pipeline.

Na briga pelo caneco, o paulista de São Sebastião tem dois rivais de peso. De um lado está a sua maior ameaça, o australiano Mick Fanning, tricampeão mundial e rei do "power surf" - o estilo baseado na força aplicada nas manobras e rasgadas. Do outro, o americano Kelly Slater, lenda do esporte, com 11 títulos mundiais. 

- Para ser campeão mundial, você precisa ter paciência e acreditar até o fim, até tocar a buzina e acabar o campeonato. O que me dá força é a minha família, seja nas vitórias ou nas derrotas. Eles estão sempre do meu lado me dando força. Só tenho que agradecer a Deus por tudo  - disse Medina, que venceu as etapas de Gold Coast, na Austrália, Tavarua, em Fiji, e Teahupoo, no Taiti, na temporada 2014. 

Medina

Segundo o brasileiro, não há mistérios para conquistar vitórias. A estratégia não poderia ser mais simples: surfar. Medina conta que não é do tipo que faz promessas ou rituais mirabolantes para obter sucesso. Antes de entrar no mar, ele gosta apenas de ouvir música e rezar, hábito que adota em diversas situações. 

- Minha estratégia para vencer é surfar, ou seja, fazer o que eu sempre faço. O lance é me concentrar para pegar as melhores ondas. Antes da bateria, costumo ouvir um som e rezar. Eu oro todos os dias antes dos campeonatos, antes de entrar na água, antes de dormir. Esse é o único ritual que eu tenho, é onde eu busco concentração. Estou feliz e confiante para o título.

O QUE MEDINA PRECISA PARA SER CAMPEÃO

- Se Medina perder na segunda (25º) ou na terceira fase (13º) em Pipeline, precisa torcer para Slater não vencer a etapa, e Fanning não chegar às semifinais. Caso Fanning pare nas quartas, os dois farão uma bateria homem a homem para decidir o caneco.
- Se perder na quinta fase (9º), tem que torcer para Mick não chegar à final.
- Se perder nas quartas (5º) ou nas semis (3º), tem que torcer para Mick não vencer a etapa.
- Se chegar à final, conquista o título, independentemente do resultado de Mick.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições