Palmeiras sai atrás, mas Fernandão decreta empate com o Catanduvense

Verdão sai atrás, mas Fernandão decreta empate

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

O empate de 1 a 1 entre Catanduvense e Palmeiras, neste domingo, em Catanduva, é daqueles jogos que quase nenhum torcedor vai se recordar no futuro. A partida, fraca tecnicamente, quase terminou mal para o Verdão, que saiu atrás no placar após um pênalti infantil de Leandro Amaro, mas chegou ao empate graças ao gol de cabeça de Fernandão - na manjada e perigosa jogada aérea de Marcos Assunção.

No geral, o jogo só serviu para sugerir uma provável mudança no Palmeiras para os próximos jogos: o efetivo Fernandão na vaga do inoperante Ricardo Bueno, que perdeu mais um punhado de gols neste domingo. Serviu também para expor a falta de criatividade da equipe alviverde quando não tem Valdivia, que não jogou por conta de uma lesão no tornozelo.
Com o empate, segundo seguido no Campeonato Paulista, o Palmeiras chega a cinco pontos em três rodadas, já a uma certa distância dos líderes. O Catanduvense fica com dois pontos na tabela, e deixa claro que seu único objetivo na competição é se manter na elite.
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Mogi Mirim, às 22h (de Brasília). No mesmo dia, mas às 19h30m, o Catanduvense vai a Ribeirão Preto para enfrentar o Comercial.

Na teoria, ótimo. Na prática...

Sem Valdivia, Felipão e o auxiliar Murtosa ousaram na escalação do Palmeiras. Mesmo fora de sua forma ideal, Daniel Carvalho começou jogando e foi o responsável pela armação, com Luan e Maikon Leite abertos pelas pontas e Ricardo Bueno centralizado na área. O que faltou em condicionamento físico, sobrou em técnica para Daniel, único jogador que ofereceu algum perigo à defesa do Catanduvense.
O meio-campo do time do interior, congestionado por cinco marcadores, minou qualquer capacidade de criação do Palmeiras. A intenção de Murtosa foi boa - a tentativa de abrir o jogo pelos lados também - mas ficou claro que o time sente a falta de um jogador “diferente” para desamarrar jogos truncados. O único palmeirense capaz disso parece ser Valdivia.


Eficiente na marcação, o Catanduvense se deu ao luxo de arriscar chutes de longe - Deola chegou a fazer uma bela defesa para evitar o gol do time da casa, que, apesar desse lance, não apresentou recursos suficientes para vazar a defesa alviverde. Muito fraca, a equipe de Roberval Davino praticamente não ofereceu perigo. E o técnico deixou os experientes Lucio e Johnson no banco.


Amaro erra, Fernandão corrige

O clima sonolento dominou a segunda etapa. Murtosa tentou acordar o time com Pedro Carmona, sem sucesso. Assim, como sempre, o Palmeiras viveu de lampejos de Marcos Assunção. O volante mostrou pontaria calibrada e acertou o travessão em uma de suas cobranças de falta. Cansado, Daniel Carvalho deixou o gramado e acabou com qualquer esperança de criação do Palmeiras.


Levando o jogo em banho-maria, o Verdão chegou a pensar que, no mínimo, seguraria o empate sem gols. Tinha razões para pensar assim, já que o Catanduvense chutava, chutava, mas não levava perigo a Deola. Aos 29, porém, após boa trama da equipe do interior, Leandro Amaro usou o braço para cortar um passe dentro da área. Erro infantil. Pênalti claro. O Palmeiras, que havia reclamado de duas infrações dentro da área em Ricardo Bueno, na primeira etapa, teve de engolir o gol do grandalhão Osny, que bateu bem, no canto direito alto, tirando a bola do alcance de Deola, que se jogou para o outro lado.
Só assim para o time de Murtosa acordar. Já com Fernandão e Patrik em campo, o ritmo do jogo aumentou, as chances apareceram com maior clareza, e o centroavante tratou de salvar o domingo verde. Aos 37, aproveitou um escanteio de Assunção (para variar) e empatou a partida.


No fim, só pressão alviverde. O goleiro João Paulo saiu como herói da equipe de Catanduva, que somou seu segundo ponto no Paulistão. Mas, para a maioria dos que pagaram, no mínimo, R$ 80 em um ingresso, o espetáculo deixou muito a desejar. Se o palmeirense de Catanduva pudesse voltar atrás, poderia ter utilizado o dinheiro em um programa mais agradável para a tarde de domingo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições