Palmeiras vence, segue no topo e joga Prudente para perto da degola

Palmeiras vence, segue no topo e joga Prudente para perto da degola

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

por GLOBOESPORTE.COM

O Palmeiras cumpriu bem o plano proposto pelo técnico Luiz Felipe Scolari durante todo o Campeonato Paulista. O treinador, que colocou como meta estar entre os oito classificados para a fase final, depois ficar entre os quatro e fechar em primeiro a primeira fase do torneio concluiu parte da sua missão na noite deste sábado, no Canindé. Apoiado pela torcida e podendo se dar ao luxo de deixar Valdivia no banco no primeiro tempo, o Alviverde bateu o lanterninha Grêmio Prudente por 2 a 0 (assista aos gols) e seguiu no topo da tabela. A vontade de ganhar era tanta que o Mago e Luan discutiram de forma áspera na etapa final.

Com a vitória, o time chegou a 41 pontos e não pode ser alcançado nesta rodada por ninguém. Mas precisa torcer por uma derrota do São Paulo e por um tropeço do Corinthians para garantir o topo até o fim da primeira fase com antecedência. O Tricolor tem 37 pontos e é a ameaça mais forte. O Timão, com 35, só pode igualar os 41 do Verdão se vencer os dois jogos que restam e se o Alviverde perder na última rodada, diante da Ponte Preta, domingo, no Moisés Lucarelli.

Confira a classificação completa do Paulistão

Já o Grêmio Prudente vive uma situação extremamente delicada. Na última rodada, no próximo domingo, o time precisa vencer o Americana no Prudentão e ainda torcer por tropeços de Santo André, Linense e Ituano para se livrar do rebaixamento. A equipe de Presidente Prudente tem 14 pontos, na última posição.

Thiago Heleno marcou mais um gol no Canindé na vitória por 2 a 0 sobre o Prudente (Foto: Ag. Estado)   Canindé, Thiago Heleno e gol: quase uma rotina

O Palmeiras tinha três desfalques para a partida no Canindé. Kleber, Cicinho e Rivaldo estavam suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo contra o Santos. Assim, Luiz Felipe Scolari aproveitou a oportunidade para dar uma mexida na equipe, como colocar novamente Tinga no time e improvisar o volante João Vitor na lateral-direita - Márcio Araújo ficou como volante.

Na frente, Luan e Adriano eram os responsáveis pelos gols, na teoria. A primeira boa oportunidade foi aos 17 minutos, com o meia Lincoln. Depois de receber de Adriano, ele adiantou um pouco a bola para se livrar do marcador e chutou. O tiro acertou caprichosamente o pé esquerdo da trave de Márcio.

Mas esperar que no Canindé o gol fosse sair dos pés de um atacante ou um meia era a parte teórica mesmo. Porque na prática, no estádio da Portuguesa, virou praticamente um hábito o zagueiro Thiago Heleno deixar a sua marca. Foi assim na vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, há duas rodadas atrás. Foi assim nesta fria noite de sábado, contra o Grêmio Prudente. Aproveitando o bom levantamento de Marcos Assunção, o zagueiro se antecipou e fez 1 a 0 para o Palmeiras.

Com pouca posse de bola, o Prudente só se arriscava em tiros de longa distância. Não à toa: a defesa palmeirense é a melhor do Campeonato Paulista, com somente seis gols sofridos.

Mago em campo

Apesar de ainda ter o domínio da partida, o Palmeiras passou a dar mais espaço ao Grêmio Prudente na segunda etapa. E o time interiorano, que briga para não ser rebaixado, tinha de lutar contra a pressão da torcida rival, a melhor defesa do campeonato e seus próprios erros nas finalizações. Rhayner, por exemplo, perdeu boa chance perto de Deola, mas bateu para fora.

No Palmeiras, Felipão começou a mexer no time perto dos 20 minutos. Depois de deixar Valdivia no banco, o treinador colocou o chileno para jogar. E mexeu com o estádio. A euforia pelo camisa 10 foi grande. E em campo, ele agilizou as jogadas ofensivas. Mas o gol teimava em não sair. Fosse no chute de Adriano, rente à trave de Márcio, fosse em nova cabeçada de Thiago Heleno, bem pertinho do gol rival.

Aos 29, o Grêmio Prudente, que precisava do empate, acabou dando uma forcinha para o Palmeiras. Valdivia sofreu falta e cobrou para a pequena área. O zagueiro Douglas se atrapalhou e acabou marcando contra, decretando 2 a 0 para o Alviverde. A fatura já estava liquidada. E o Prudente praticamente rebaixado - precisa vencer seu último jogo, contra o Americana, em casa, e ainda torcer por tropeços dos concorrentes na degola.

Depois do gol, o que se viu e ouviu foi um festival de "olés", um chapéu e uma bola na trave de Valdivia. Com o resultado definido, era a hora do camisa 10 dar o seu show particular. E ele fez, com estilo. O único registro negativo da participação do meia foi uma discussão com Luan, aos 31 minutos. Chico chegou a intervir e afastar o chileno do companheiro, mas ele seguiu esbravejando na direção de Luan, que depois, no fim do jogo, resumiu o motivo do destempero do companheiro: "Foi tudo por causa da nossa vontade de ganhar" .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições