Para jornal espanhol, violência na África é prévia de Rio-2016

Para jornal espanhol, violência na África é prévia de Rio-2016

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

O assalto que o jornalista espanhol Miguel Serrano sofreu na África do Sul deixou os seus companheiros de redação preocupados. Diretor do Marca, Eduardo Inda gravou um editorial para a TV do periódico em que já demonstra temor com a violência do Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016.

''Pelo que estamos vendo na África do Sul, onde matam policiais, acontecem assaltos a todo o instante e enviados especiais do mundo inteiro são roubados, esse país não está capacitado para organizar um evento do porte da Copa do Mundo. O mais grave é que algo parecido acontecerá nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde ocorrem 7.000 assassinatos por ano'', alertou Inda.

O curioso é que o Rio de Janeiro derrotou justamente Madri, capital da Espanha, na rodada decisiva para definir a sede das Olimpíadas de 2016. O Brasil receberá outro evento importante antes dos Jogos, a Copa do Mundo de 2014.

Eduardo Inda, no entanto, chegou a fazer um apelo para que os grandes eventos esportivos sejam realizados apenas por nações consideradas seguras. ''Creio que as organizações mundiais deveriam revisar a política de levar acontecimentos dessa magnitude para países que não possuem condições de segurança suficientes'', declarou.

O diretor de redação do Marca foi ainda mais crítico à Fifa ao citar o assalto sofrido por seu enviado especial. ''O bom é que ele tenha saído são e salvo, apesar de ter ficado na mira de pistolas e de perder quase tudo. Restou a sua credencial, ainda bem. Conhecendo os burocratas da Fifa, seria bem possível que não fornecessem uma segunda via'', protestou Inda.

Nesta quinta-feira, a África do Sul registrou mais casos de jornalistas de diferentes nacionalidades que foram vítimas de violência durante a cobertura da Copa do Mundo. Dezenas de repórteres preferiram deixar a cidade de Magaliesburg depois da ação de criminosos em um hotel.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições