MENU

Paul Tergat faz 42 anos, mas lamenta ausência na Maratona de São Paulo

Paul Tergat faz 42 anos, mas lamenta ausência na Maratona de São Paulo

Atualizado: Sexta-feira, 17 Junho de 2011 as 4:55

Na coletiva para a Maratona de São Paulo, nesta sexta-feira, a grande estrela do dia foi um personagem que não vai figurar na disputa. Aposentado das provas oficiais desde o final do ano passado, a lenda queniana Paul Tergat, que completa 42 anos nesta sexta, recebeu um bolo de aniversário da organização e foi parabenizado por todos os atletas presentes no evento. Feliz por estar no Brasil, ele só lamentou não participar da corrida do próximo domingo.

 Bricalhão, Paul Tergat ganha bola de aniversário em São Paulo (Foto: Lucas Loos / Globoesporte.com)

  - Quando estava vindo para cá, pensei que a cidade tinha se movido de lugar, de tão longe que era o aeroporto. Estou gostando muito da minha estadia aqui, mas só estou triste por não poder competir - disse Tergat, que está no país desde o último sábado para promover a Maratona de São Paulo e não aparecia no Brasil desde 2000.

As conquistas de Paul Tergat não são poucas. O ex-fundista é dono de duas medalhas olímpicas (prata nos 10.000m em Atlanta-1996 e Sidney-2000) e já venceu as tradicionais Maratonas de Berlim e Nova York. Mas foi no Brasil onde o queniano fez história. Ele faturou nada menos que cinco vezes a São Silvestre (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000), prova na qual ainda detém o recorde, de 43m12s, conquistado em 1995. Tanto é que, ao longo da semana, chegou a falar que o país é sua segunda casa .

Queniano é pentacampeão da São Silvestre (ZDL)

  - Estou feliz por estar de volta ao Brasil. Está tudo muito mudado desde há última vez que vim ao país. Fiquei impressionado. Vi várias coisas que nunca tinha visto em São Paulo ao longo da semana. Antes só tinha vindo para correr e não tinha a oportunidade de conhecer a cultura do lugar. A cidade é muito bela.

A carreira, no entanto, foi encurtada por conta de uma lesão no pé sofrida em um acidente de carro ao final do ano passado . Agora, o queniano - pai de quatro filhos – gasta toda a sua energia para levar adiante um projeto nobre. O pentacampeão da São Silvestre trabalha atualmente promovendo o esporte através da Paul Tergat Foundation, instituição que tem um programa de iniciação esportiva para crianças no Quênia.

Sem a presença de Paul Tergat nas pistas, mas com outras estrelas, a TV Globo mostra ao vivo a largada da prova feminina, às 07h50m e, na sequência, às 08h30m, a saída masculina. A partir das 9h, a corrida será exibida dentro do Esporte Espetacular.          

veja também