Peixe remendado, mas com Neymar, tenta escapar da armadilha do Avaí

Peixe remendado, mas com Neymar, tenta escapar da armadilha do Avaí

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

Neymar volta ao time do Santos na Ressacada

(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)

  O Avaí não está nada bem no Campeonato Brasileiro. Com apenas 20 pontos conquistados em 21 jogos, a equipe catarinense amarga a antepenúltima posição na tabela. No entanto, tem bancado o carrasco de alguns times estrelados que tentam se dar bem na Ressacada. Engoliu Flamengo e Corinthians, vencendo ambos por 3 a 2. Nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília), pela 22ª rodada da competição nacional, o time de Toninho Cecílio tenta fazer mais uma vítima badalada: o Santos, de Neymar, mas que terá vários desfalques (Paulo Henrique Ganso, Ibson, Durval, Pará e Arouca).

As duas equipes buscam reabilitação. O Peixe, que tem dois jogos a menos que seus concorrentes, empatou seus dois últimos compromissos. Tudo bem que, contra o Internacional, na última quarta, houve um gosto de triunfo, já que o time perdia por 3 a 0, no Beira-Rio, até os 30 minutos do segundo tempo e conseguiu igualar. Ainda assim, são apenas dois pontos de seis possíveis. O Alvinegro, com 23 pontos, está apenas dois à frente da linha vermelha do Brasileirão. O Avaí, apesar de ter atrapalhado os planos de Fla e Timão, não consegue emplacar uma sequência. Perdeu para o Atlético-MG, por 2 a 0, sábado passado, em Minas Gerais.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite ao vivo (menos para Santa Catarina). Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa/RJ) apita a partida, auxiliado por Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Jackson Massara dos Santos (RJ).

Avaí: tem a possibilidade de igualar o Santos em número de pontos (23) e vitórias (seis). O único hiato considerável entre os times se observa no saldo de gols (-5 dos paulistas e -20 dos catarinenses). Nos dois últimos jogos em Santa Catarina, o Leão venceu Figueirense e Flamengo, ambos por 3 a 2.

Santos: busca quebrar a sequência de empates para deixar a linha vermelha para trás. Já sem muitas esperanças de brigar por título, resta ao Peixe buscar uma zona de conforto na tabela para se preparar para o Mundial de Clubes, em dezembro, sem ter de lidar com risco de rebaixamento.

Avaí: o único desfalque avaiano é o goleiro Felipe, atleta do Santos e emprestado ao Leão. Rafael o substitui. No meio-campo, Batista deve ganhar a vaga de Acleisson e Bruno, que volta de suspensão, entra no lugar de Diogo Orlando. Há também a hipótese de Rafael Coelho começar no ataque. Assim, o meia Robinho, ex-Peixe, seria recuado, voltando à sua posição de origem. O time deve ser o seguinte: Rafael Santos, Arlan, Dirceu, Gustavo Bastos e Romano; Bruno, Batista (Rafael Coelho), Pedro Ken e Lincoln; Robinho e William.

Santos: o técnico Muricy Ramalho tem muitos problemas. São cinco desfalques. Por isso, a confirmação da equipe só sai momentos antes da partida. O lateral-direito Danilo e o atacante Neymar, que disputaram amistoso da Seleção Brasileira contra Gana, segunda-feira passada, em Londres, estão à disposição. O ala, porém, deverá ser deslocado para o meio e, assim, cobrir a ausência de Ganso, um dos lesionados. Elano, que se recuperou de lesão muscular na coxa esquerda, volta ao time. A escalação provável: Rafael, Leandro Silva (ou Crystian), Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Léo; Adriano, Henrique, Danilo e Elano; Neymar e Borges.

Avaí: Cássio e Caçapa, lesionados, além do goleiro Felipe, fora em razão de ser atleta do Peixe.

Santos: Ibson, Pará, Ganso e Arouca, todos lesionados. Durval está suspenso.

Avaí: Arlan, Cleverson, Diogo Orlando, Fabiano, Gustavo Bastos, Marcos Paulo e Romano.

Santos: Adriano, Arouca, Danilo, Henrique, Léo, Neymar e Pará.

Avaí: William volta após ter cumprido suspensão contra o Atlético-MG. O atacante é o goleador do Avaí no Brasileirão 2011, com sete anotados. Porém, no último jogo dele, contra o Flamengo, ele não fez nenhum dos gols na vitória por 3 a 2.

Santos: Borges é a bola da vez no Santos. Artilheiro do Brasileirão, com 14 gols, o atacante tem sido decisivo, como na última quarta-feira, quando foi fundamental na reação santista diante do Internacional. O Peixe perdia por 3 a 0 até os 30 minutos do segundo tempo, quando o camisa 9, com dois gols e uma assistência, garantiu o empate.

William, atacante do Avaí: “Tivemos três resultados bons, o empate com o Coritiba e as vitórias diante do Figueirense e do Flamengo. Não podemos apagar tudo o que vínhamos fazendo porque perdemos fora de casa. Não podemos nos abater, temos que continuar e acelerar porque no futebol se você pisar no freio, os outros vêm e te atropelam ”. Rafael, goleiro do Santos: "Estamos com dois empates seguidos. Chegou a hora de voltarmos a vencer para nos afastarmos das últimas posições”.

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Na história, Avaí e Santos se enfrentaram nove vezes. Seis pelo Campeonato Brasileiro, duas pela Copa Sul-Americana e um amistoso. Foram quatro vitórias santistas, três empates e duas vitórias da equipe catarinense.

*  Nesses nove confrontos, foram marcados 28 gols (15 do Santos e 13 do Avaí). Nunca houve um 0 a 0.

* O primeiro confronto entre Santos e Avaí foi realizado no dia 15 de outubro de 1972, um amistoso no estádio da Ressacada, em Florianópolis. O Peixe venceu por 2 a 1.

No primeiro turno, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 3 a 1. Foi a estreia de Borges pelo Alvinegro Praiano. O artilheiro marcou dois gols. Richely, que já se transferiu para o Vitória, fez outro. Maurício Alves descontou para o Avaí. ( Assista ao lado aos gols da partida entre Peixe e Leão, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2011 ).            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições