Pelo alto, Santos bate América-MG e segue em ascensão no Brasileiro

Pelo alto, Santos bate América-MG e segue em ascensão no Brasileiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

Oito jogos, seis vitórias e dois empates. O Santos mostra que entrou de vez no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira à noite, em Uberlândia, o Peixe venceu o América-MG por 2 a 1, acumulando quarto triunfos consecutivos. E começa a se aproximar do pelotão da frente: está em nono lugar, com 35 pontos, dez a menos do que o líder São Paulo. Mas com dois jogos adiados, contra Botafogo e Grêmio. Já o Coelho permanece em situação delicada: é o lanterna, com 19 pontos e apenas três vitórias em 25 jogos.

O Peixe chegou a mais um triunfo em duas jogadas pelo alto, ambas em escanteios cobrados por Neymar. Borges, máximo goleador do campeonato, marcou o primeiro, chegando a 18 gols e completando cinco partidas seguidas balançando a rede. Dracena garantiu os três pontos, e Kempes descontou para a equipe mineira.

No próximo sábado, o Santos recebe o Figueirense, às 18h, na Vila Belmiro. No mesmo dia e horário, o América-MG visita o Flamengo, no Engenhão.

Peixe tem a bola, mas Coelho ameaça mais

Um jogo bastante corrido, com o Santos tomando a iniciativa, indo para cima e o América contra-atacando com perigo. Com marcação adiantada, o Peixe tentou encurralar o Coelho nos primeiros minutos e criou uma boa chance logo no início, com Neymar, escorando cruzamento de Danilo. Neneca defendeu.

Dava a impressão que a equipe da Vila Belmiro venceria o lanterna do campeonato com facilidade. Apesar de ter três atacantes, o América-MG marcava mal. Em vários lances, o Peixe chegou com quatro jogadores à frente contra os três defensores adversários. No entanto, tentava lances elaborados e toques de efeito - Neymar chegou até a tentar uma carretilha improdutiva.

Os donos da casa foram mais simples. Enquanto os paulistas tiveram mais posse de bola (54% a 46%), finalizaram mais (5 a 3) e levantaram mais bolas na área adversária (7 a 5), os mineiros foram mais objetivos e tiveram as duas melhores chances do primeiro tempo. Aos 21, Gilson tentou surpreender o goleiro Rafael e, de canhota, da intermediária, acertou a trave. Depois, aos 45, Irênio recebeu pela direita, livre, e só não fez o gol porque o camisa 1 do Peixe saiu rápido para abafar o chute.     O artilheiro Borges comemora seu 18º gol no Campeonato Brasileiro (Foto: Agência Estado)     Borges, 18 gols

O Santos voltou para o segundo tempo no mesmo ritmo, jogando dentro do campo adversário, mas sem saber o que fazer com a bola: girava de um lado para o outro sem conseguir ameaçar Neneca. Até os 16 minutos, Borges, artilheiro do Brasileirão, não havia recebido um passe sequer. Isolado no meio dos zagueiros, era um espectador. De repente, num escanteio da esquerda, cobrado por Neymar, brilhou a estrela do goleador. Era a sua primeira chance em toda a partida. Ele foi esperto, antecipou-se à marcação e escorou o cruzamento, abrindo o placar. Foi seu 18º gol em 21 jogos.

Não houve, porém, tempo para os santistas comemorarem. O América-MG seguia vivo, buscando brechas, armando contra-ataques. Num deles, aos 21, veio o empate. O Coelho se aproveitou de um erro de passe de Ibson (que foi mal e acabou saindo em seguida, substituído por Pará) e se lançou à frente, com Gilson, veloz, correndo pela esquerda. Ele foi ao fundo e cruzou para André Dias. Rafael conseguiu defender, mas a bola espirrou e sobrou para Kempes empurrar para o gol vazio.

O volume de jogo do Santos era bem maior, e o América-MG sucumbiu mais uma vez. E novamente pelo alto. Neymar cobrou escanteio, a zaga do Coelho falhou e amorteceu a bola para Dracena, que dividiu com Neneca e empurrou para a rede, de pé direito. O América tentou ir para o abafa, mas não conseguiu um novo empate.                      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições