Pesquisa aponta o Brasil como o segundo time dos sul-africanos no Mundial

Pesquisa aponta o Brasil como o segundo time dos sul-africanos no Mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:26

Um estudo conduzido pela BMI Sport Info, o principal instituto de pesquisa para assuntos esportivos na África do Sul, concluiu que o Brasil será o segundo time dos torcedores sul-africanos durante a Copa do Mundo de 2010, atrás apenas dos anfitriões. Embora a seleção tenha grande simpatia em todo o continente africano, o resultado surpreende porque a coloca na frente de outras equipes do continente e também da Inglaterra, cujos times são bastante populares no país.

A pesquisa foi realizada entre fevereiro e março deste ano, com 2400 adultos acima dos 17 anos. A África do Sul recebeu o apoio de mais de 70% dos entrevistados e o Brasil ficou em segundo, com 11%. Quando perguntados para quem torceriam se sua equipe fosse eliminada, 26% dos torcedores apontaram o Brasil. A Inglaterra, terceira colocada na pesquisa, teve apenas 3% da escolha como primeiro time e 11% como segundo.

- É interessante como os sul-africanos se mostraram apaixonados pelo estilo dos brasileiros. O futebol inglês tradicionalmente tem grande penetração na África do Sul, mas o apoio ao Brasil se mostrou muito maior - afirmou Johan Grobler, da BMI, ao site "Kick Off".

O gosto pelo Brasil atinge principalmente os adultos abaixo dos 35 anos. Outras equipes estrangeiras citadas foram Espanha, Itália e Argentina.

Surpreendente foram os números dos times africanos, que, em tese, teriam mais torcida do que qualquer outro na Copa. O mais citado foi Gana e mesmo assim por nenhum torcedor como primeira opção e por apenas 6% como segunda opção.

Mesmo assim, espera-se que eles recebam grande apoio durante a Copa, como aconteceu com o Egito contra Brasil, Itália e Estados Unidos na última edição da Copa das Confederações.

Menos da metade dos brancos coloca África do Sul como primeira opção

Outro dado significativo da pesquisa foi a divisão entre negros e brancos sul-africanos. Enquanto 81% dos negros apontaram os Bafana Bafana como sua seleção na Copa, menos de 50% dos brancos fizeram o mesmo.

Tradicionalmente, os brancos que gostam de futebol preferem torcer por clubes ingleses do que por sul-africanos. Isso, no entanto, não quer dizer que a África do Sul não jogará com a arquibancada a seu favor durante o Mundial, já que os brancos representam apenas 10% da população, enquanto os negros são 80% (os outros 10% são mestiços).

Por: Rafael Pirrho

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições