MENU

Pilotos da Stock comparam GP de Ribeirão Preto com Mônaco

Pilotos da Stock comparam GP de Ribeirão Preto com Mônaco

Atualizado: Terça-feira, 1 Junho de 2010 as 4:39

Para os pilotos Tarso Marques e Christian Fittipaldi, dupla da equipe Gramacho Costa na Stock Car, não existe diferença alguma entre o tradicional circuito europeu de Mônaco da Formula 1 e a mais nova prova do automobilismo brasileiro, o circuito de rua de Ribeirão Preto, pela primeira vez construído para abrigar uma competição nacional de grande porte.

Os dois dirão a mesma coisa se a questão for repetida colocando Valência, Abu Dhabi ou até Salvador no lugar do Principado. ''Todos esses lugares são estreitos, apertados, com muros nos dois lados, repletos de curvas e com poucas retas'', concordam os pilotos. Afinal, corridas em circuitos de rua, na avaliação deles, são todos iguais, mudando apenas a localização.

Para Tarso, não é nenhum sacrilégio comparar a nova pista de 2,2 km montada na região que compreende as Avenidas Lygia Latuf Salomão e Avenida Brás Olaia Acosta ao pequeno país europeu. ''Se existe uma diferença, é a presença do Mar Mediterrâneo em Mônaco. De resto, é tudo igual, pelo menos dentro da pista, que é onde importa. As exigências, o desgaste e a malícia para se lidar com uma prova desgastante dessas é a mesma'', explicou.

Christian já está ''calejado'' de circuitos de rua. Na F-1, andou em pistas como Adelaide e Monte Carlo. Na Champ Car então, aumentou ainda mais a experiência ao pilotar em locais como Vancouver, Edmonton, St. Petersburg, Toronto, Long Beach, Surfer's Paradise, Cleveland e Houston, dentre outros.

''Das pistas de rua onde já corri, essa é certamente a mais curta'', destaca o paulista. ''No entanto, isso não faz a minima diferença, pois as características são as mesmas de outras pistas. Curvas fechadas e longas retas. Vi fotos e acredito que será uma briga dura para ultrapassar, mas isso é comum em todos os circuitos de rua. Quem souber agir na hora certa se dará bem'', explicou.

A prova que marca a quinta etapa da Stock Car, bem como a quarta etapa da Copa Montana, terá início às 11 horas deste domingo (06 de junho), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os ingressos estão à venda, restando ainda poucas entradas para o inédito evento na história da Stock e da cidade paulista.

veja também