Poliana Okimoto confirma favoritismo e conquista o tri da Travessia dos Fortes

Poliana Okimoto confirma favoritismo e conquista o tri da Travessia dos Fortes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A paulista Poliana Okimoto confirmou o favoritismo e conquistou, neste domingo, seu terceiro título da prova feminina da Travessia dos Fortes, que é disputada entre as praias de Copacabana e do Leme, no Rio de Janeiro. Campeã do ranking da Copa do Mundo de maratonas aquáticas, a nadadora do Corinthians completou os 3,8km de travessia com o tempo de 39m25s, deixando em segundo a sua maior rival no Brasil, a baiana Ana Marcela Cunha (39m38s). A terceira posição ficou com Betina Lorscheitter, que obteve a marca de 42m24s.

Após a largada da prova, Ana Marcela e Poliana destacaram-se do grupo de nadadoras de elite, e rapidamente monopolizaram a disputa pela liderança, chegando a abrir uma distância de quase 600m para o pelotão que vinha atrás.

A disputa pela primeira posição foi equilibrada até o trecho em frente à rua Princesa Isabel, que possui maior turbulência por causa das ondas do mar. A partir daí, o ritmo de Ana Marcela diminuiu e Poliana aproveitou para disparar e confirmar a primeira colocação, com sobras.

Vencedora em 2005 e 2009, Poliana comemorou o seu terceiro título em Copacabana.

- Tentei colocar um ritmo bem forte desde o início e sabia que a Ana Marcela estaria forte comigo. Mas, nos últimos metros, consegui impor meu ritmo. Queria muito ser tricampeã e é sempre muito bom ganhar essa prova, que é a festa das maratonas aquáticas - disse a atleta.

Luiz Arapiraca vence entre os homens

Na disputa entre os homens, os baianos Allan do Carmo, campeão da Travessia no ano passado, e Luiz Arapiraca disputaram braçada a braçada a liderança desde o início da prova. No trecho entre as boias 4 e 5, na altura da rua Duvivier, os maratonistas se alternaram na primeira posição, nadando lado a lado.

Nos últimos 50m, no entanto, Allan (38m11s) perdeu fôlego com o maior movimento das ondas e Luiz Arapiraca venceu a prova pela primeira vez, com o tempo de 38m10s. Samuel de Bona (38m15s) terminou na terceira colocação.

- Treinei muito nos últimos seis meses e estou desde dezembro sem férias. Eu estava com cabeça focada, olhava os adversários ao meu lado e isso me motiva a chegar em primeiro. Desde pequeno eu assisto o Luiz Lima (pentacampeão da Travessia dos Fortes) e é uma grande honra sucedê-lo - contou Arapiraca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições