MENU

Por caso Lusa x Guarani, Portugal quer o Brasil fora da Copa

Por caso Lusa x Guarani, Portugal quer o Brasil fora da Copa

Atualizado: Terça-feira, 8 Dezembro de 2009 as 12

O imbróglio judicial entre Guarani e Lusa pode decidir muito mais do que apenas a vaga na Série A ou uma punição severa a um dos dois clubes. O caso envolvendo o atacante Bruno Cazarine pode ter amplitude ainda maior, e até tirar o Brasil da Copa do Mundo de 2010. Ao menos, é o que se cogita em Portugal, um dos adversários brasileiros no Grupo G.

De acordo com a rede portuguesa S/C, caso a CBF não cumpra a determinação da FIFA no "caso Cazarine", a seleção brasileira pode ficar de fora do Mundial da África do Sul.

O problema já começa a ganhar grande repercussão pela Europa. A favor de uma punição ao Guarani, os portugueses relatam que, caso a CBF não puna o clube do Brinco de Ouro da Princesa pela inscrição irregular do atacante, poderia ser punida "com a exclusão de uma competição futura", de acordo com o Código Disciplinar da FIFA.

E como o próximo torneio entre seleções organizado pela entidade é justamente a Copa do Mundo, o Brasil seria excluído do Mundial. Apesar de admitir o equívoco, a CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre o imbróglio.

Entenda o caso - O Guarani pode ser punido pela inscrição irregular do atacante Bruno Cazarine, que defendeu a Chapecoense no Campeonato Catarinense deste ano, se transferiu para o Gyengnam, da Coreia do Sul, e depois retornou ao futebol brasileiro para vestir a camisa do clube campineiro na Série B. Como o estatuto da FIFA só permite que um jogador jogue por dois clubes em uma temporada, o Bugre pode sofrer uma punição e até perder a vaga na Série A.

veja também