Por permanência no G-5, Flu recebe no Engenhão o Avaí, atolado no Z-4

Por permanência no G-5, Flu recebe no Engenhão o Avaí, atolado no Z-4

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:26

A máxima de que em pontos corridos cada jogo é uma final acabou virando clichê no Brasileirão. O equilíbrio da disputa atual, porém, torna a frase uma verdade inegável. É o que provam Fluminense e Avaí em duelo nesta quarta-feira, às 20h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 25ª rodada da competição. Um abismo de 15 pontos separa as duas equipes na tabela, mas a necessidade de triunfar é emergencial independentemente de suas posições.

Com 37 pontos, seria exagero dizer que o Fluminense vive momento de pressão somente pela derrota por 3 a 0 para o Bahia, no último domingo, em Pituaçu. O revés aconteceu após série de quatro triunfos consecutivos e a presença no G-5 não foi modificada. Um novo tropeço, por sua vez, pode fazer a equipe de Abel Braga despencar da quinta para oitava colocação. Com Flamengo, Internacional e Palmeiras na cola, o Tricolor tem obrigação de vitória para se manter tranquilo.

A situação do Avaí é bem mais complicada. O time catarinense soma apenas 22 pontos em 24 partidas e está na vice-lanterna do Brasileirão. Há quatro rodadas sem ganhar, a corda aperta cada vez mais no pescoço e nem o fim da má do jejum será capaz de tirar os catarinenses do Z-4. Entretanto, os três pontos podem fazer com que o clube de Guga supere Atlético-MG e Atlético-PR na incômoda luta contra a degola.

O canal Premiére transmite a partida para todo o Brasil pelo sistema Pay-per-view, enquanto o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O gaúcho Fabrício Neves Corrêa apita a partida, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas e Alexandre Kleiniche, ambos também do Rio Grande do Sul.

Fluminense : depois de ter a série de quatro vitórias consecutivas interrompida com a derrota por 3 a 0 para o Bahia, em Pituaçu, o Fluminense precisa vencer para se manter no grupo dos classificados para a Libertadores de 2011. Atualmente na quinta posição, o Tricolor é seguido de perto por Flamengo, Internacional e Palmeiras.

Avaí : há quatro rodadas sem vencer, o Leão tenta somar três pontos importantes para tentar uma reação para sair da zona de rebaixamento. Mesmo se vencer, o time não consegue deixar o grupo dos quatro últimos, já que o Bahia, primeiro fora do Z-4, está cinco pontos à frente.

Fluminense: o revés em Salvador causou efeito surpreendente na escalação do Flu. Novo xodó da torcida, Lanzini foi sacado por Abel Braga no treinamento tático de terça-feira e deve perder a vaga de titular para Deco, que, recuperado de uma lesão muscular, volta após 13 rodadas. Rafael Sobis também levou a melhor na briga com Ciro e começou na equipe principal ao lado de Fred no ataque. Outra novidade é a entrada de Digão na vaga de Gum, suspenso. A tendência é que o Flu encare o Avaí com Diego Cavalieri, Mariano, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diogo, Edinho, Marquinho e Deco; Rafael Sobis e Fred.

Avaí: o técnico Toninho Cecílio fará algumas alterações em relação ao time que empatou com o Palmeiras. Lincoln está de volta após ficar fora por questões contratuais com o ex-clube. Com a fratura na mão de Pará, Romano entra na lateral. Pedro Ken, suspenso, dá lugar a Cleverson. A provável formação é: Felipe; Arlan, Dirceu, Gian e Romano; Bruno, Batista, Cleverson e Lincoln; Robinho e William.

Fluminense : expulso diante do Bahia, Gum cumpre suspensão automática. Já Araújo e Matheus Carvalho, em fase final de recuperação de lesões, ainda não estão aptos a entrarem em campo. Além deles, Diguinho, que já voltou a treinar com o grupo após sofrer estiramento na coxa direita, não foi relacionado por Abel.

Avaí : Pedro Ken e Rafael Coelho estão suspensos. Anderson Lessa, Cássio, Caçapa, Marcos Paulo e Pará estão no departamento médico.

Fluminense : Diego Cavalieri, Gum e Souza

Avaí : Arlan, Cleverson, Fabiano, Gustavo Bastos, Marcos Paulo e Róbson.

  Fluminense: sem entrar em campo desde o dia 27 de julho, na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, em Ipatinga, pela 12ª rodada, Deco está de volta ao Fluminense. O luso-brasileiro conta com prestígio de Abel Braga, que o escalou na vaga do elogiado Lanzini.

Avaí: o meia Lincoln está de volta ao time depois de ficar fora contra o Palmeiras por causa de questões contratuais. Ele será o responsável por organizar o meio de campo e municiar os homens de frente do Leão.

Fred, atacante do Fluminense : "Lógico que o resultado (contra o Bahia) não foi o esperado, até pela sequência de vitórias, mas tínhamos consciência da dificuldade. Estamos tranquilos, temos um jogo em casa, onde ficamos à vontade, e o torcedor também sabe disso. É uma força extra."

Toninho Cecílio, técnico do Avaí : "A participação tem que ser de todos. O Avaí está numa situação muito mais delicada que essas equipe e precisa correr mais. Um dos diferenciais da nossa equipe tem que ser a força, a determinação, a entrega, e eu tenho visto isto. Quando não vejo, eu falo, como ocorreu no primeiro tempo do jogo contra o América-MG".

* Confira o histórico do confronto na Futpédia .

* Fluminense e Avaí se enfrentaram apenas seis vezes na história do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca está em vantagem: venceu quatro, empatou uma e perdeu perdeu uma. O primeiro duelo aconteceu em 1974, em Florianópolis, e terminou empatado em 2 a 2.

* No ano passado, quando o Fluminense foi campeão, o time das Laranjeiras venceu os dois confrontos com o Avaí. Na Ressacada, o Tricolor fez 3 a 0 - Leandro Euzébio, Fred e Alan. Em Volta Redonda, Conca garantiu o 1 a 0 já no finzinho da partida.

Conca a 8 minutos do fim.

* No histórico geral dos confrontos entre Fluminense e Avaí, os clubes se enfrentaram em dez oportunidades (quatro amistosos e seis jogos pelo Brasileiro). O Flu tem seis vitórias, houve três empates e o Leão venceu uma vez.

 No primeiro turno deste Campeonato Brasileiro, dia 20 de junho, Avaí e Fluminense se enfrentaram na Ressacada e os cariocas levaram a melhor: 1 a 0. O autor do gol da vitória foi o argentino Conca, que já não está mais nas Laranjeiras. Avaí: Aleks, Daniel, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Julinho (Fábio Santos); Acleisson (Maurício Alves), Bruno (Cleverson), Estrada e Pedro Ken; Rafael Coelho e William. Fluminense: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Souza (Fernando Bob), Marquinho (Matheus Carvalho) e Conca (Ciro); Rafael Moura.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições