Premier League pode usar tecnologia do tênis para evitar erros de árbitros

Premier League pode usar tecnologia do tênis para evitar erros de árbitros

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

A temporada 2011/2012 do Campeonato Inglês deve ter uma novidade: a implantação de uma tecnologia muito utilizada no tênis para apurar lances duvidosos. O "Hawk-Eye" (do inglês, "olho de falcão") pode ser utilizado durante as principais partidas da próxima Premier League, mas os dados não serão públicos, de acordo com o jornal "Daily Mail".

No início do mês, a International Football Association Board (IFAB), responsável pelas regras do futebol, decidiu estudar por mais um ano o uso de tecnologia na linha do gol. A Fifa já testou dez sistemas, mas não aprovou nenhum deles. Mas o secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, acenou com a possibilidade de testar o "Hawk-Eye" em uma situação real de jogo.

- Talvez possamos fazer os testes na Inglaterra, em um estádio. Se estiver funcionando, vamos utilizar. Essa é a orientação do presidente Joseph Blatter - comentou.

O desenvolvedor da tecnologia, Paul Hawkins, afirmou estar confiante no desejo da Fifa de melhorar cada vez mais o esporte.

- Estamos conversando, mas estamos confiantes. A ideia na Premier League seria utilizar em três estádios, sem divulgar os resultados por seis meses, para não criar problemas. Depois, vamos avaliar - contou.

Os testes devem ocorrer até 2012 e caso a tecnologia seja aprovada, já deverá estar presente na Copa do Mundo do Brasil, em 2014.  O "Hawk-Eye" funciona rastreando o caminho da bola e, em poucos segundos, traça uma imagem com o resultado, ajudando a evitar erros de arbitragem.

A imprensa inglesa lembrou do lance polêmico em que o meia Frank Lampard, da seleção da Inglaterra, acertou uma bela cobrança de falta no travessão, que depois quicou dentro do gol e saiu. O árbitro não marcou o gol, alegando que ela não teria entrado completamente, e prejudicou a seleção inglesa, já que o placar estava 2 a 1 naquele momento. Na ocasião, a Alemanha eliminou a Inglaterra da Copa da África, vencendo nas oitavas de final, por 4 a 1.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições