Prudente dá show, vence Guarani e ganha fôlego na luta contra degola

Prudente dá show, vence Guarani e ganha fôlego na luta contra degola

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Nem parecia que o time de uniforme vermelho em campo era o lanterna - disparado - do Campeonato Brasileiro e não vencia há dez rodadas na competição. Nesta quarta-feira, o Grêmio Prudente deu um tempo na crise, jogou futebol de encher os olhos e fez 4 a 2 no Guarani, com facilidade impressionante para um time que estava completamente perdido até o último fim de semana. Na 26ª rodada da competição, a equipe se agarra a um fio de esperança para se salvar do rebaixamento.

O resultado mantém o time na lanterna, mas agora com 20 pontos e já um pouco mais próximo dos rivais. O técnico interino Fábio Giuntini estreou com o pé direito em meio a uma turbulência marcada pelo pedido de demissão de Marcelo Rospide. A última vitória havia sido contra o Goiás, em 21 de agosto.

O Guarani, que venceu o Vasco na rodada passada, deu uma freada em sua reação e permanece com 33 pontos na tabela. A equipe não vence longe do Brinco de Ouro há dez jogos.

Wesley brilha

O Prudente mostrou que estava querendo jogo já no primeiro lance, quando Adriano Pimenta exigiu grande defesa de Douglas em um chute de longe. O interino Fábio Giuntini deu liberdade a Wesley e Willian José para que eles flutuassem pelos dois lados do campo. Além disso, deixou medalhões como Fabiano Gadelha no banco de reservas e deu mais velocidade à equipe.

O Bugre, com pouca imaginação, forçou demais as jogadas pela esquerda, até porque Vágner Mancini escalou o time com dois laterais-esquerdos: Fabiano e Márcio Careca. Ambos se revezavam pela ponta e davam auxílio a Mazola, muito bem marcado pela defesa do time da casa. Apesar de algumas tentativas do Guarani, o Prudente dominou completamente o meio de campo. Com isso, os gols eram questão de tempo. E a estrela de Wesley começou a brilhar. Aos 21, ele invadiu a área e foi puxado por Fabão. Pênalti incontestável e muito bem cobrado por Willian José: 1 a 0.

Com um grande repertório de jogadas, o Prudente confundiu a defesa adversária, ora pelo chão, ora pelo alto, em tabelas ou intervenções individuais. E numa dessas individualidades, Wesley fez um golaço. Aos 40 da primeira etapa, ele saiu da marcação de dois bugrinos e avançou livre, por 20 ou 30 metros, e chutou de esquerda, sem chances para Douglas: 2 a 0.

Show prudentino e esboço de reação verde

O técnico Vágner Mancini resolveu radicalizar. Promoveu logo no intervalo as três substituições de direito do Guarani e optou por dar mais dinamismo à equipe com a entrada de Apodi. As boas jogadas do lateral no início do segundo tempo foram apenas ilusão para o torcedor bugrino. Em poucos minutos, o Prudente voltou a tomar conta das ações.

Aos 17, em um contra-ataque, o time da casa teve pouco trabalho para fazer o terceiro gol. Entre cinco defensores, Adriano Pimenta e Wesley tabelaram e não tomaram conhecimento dos rivais. No fim, Wesley finalizou com força na saída de Douglas e fez outro belo tento.

A noite para o Prudente foi daquelas em que tudo dá certo. Já satisfeito com o placar elástico, Fábio Giuntini lançou Marcelo Oliveira e Wanderley para aproveitarem as jogadas rápidas. E aos 29, a dupla armou o quarto gol - e que golaço! Oliveira rolou para o atacante, que só esperou a saída de Douglas e deu um lindo toque por cima do camisa 1, a famosa cavadinha.

A essa altura, a torcida prudentina - pequena, é verdade - já comemorava e ironizava o Bugre. Aí, um pequeno susto deixou o Grêmio um pouco perdido. Em dois minutos, aos 33 e aos 35, Mazola, de pênalti, e Reinaldo, em lindo voleio, diminuíram o placar e deram esperança ao time alviverde. No entanto, a reação parou por aí e o Prudente pôde comemorar sua quinta vitória no Brasileirão.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições