Prudente goleia Goiás

Prudente goleia Goiás

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

O Grêmio Prudente está muito próximo de cair para a Série B e já até fala como se estivesse lá, mas mostrou neste domingo que não se entregará tão facilmente assim. Mesmo saindo atrás no placar contra o Goiás, o time teve tranquilidade, virou e poderia ter aplicado uma goleada histórica no Esmeraldino, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No fim, o 4 a 1 manteve a equipe da casa na lanterna, bem longe dos outros, mas fez os goianos ficarem em situação ainda mais desesperadora na tabela. O Prudente já não tem tantas pretensões no campeonato. Com a vitória, subiu para 27 pontos, a quatro do próprio Goiás, que permanece na vice-lanterna com 31, a cinco do Atlético-MG, primeiro fora da zona de rebaixamento. A equipe de Jorginho aumenta sua crise, que explodiu após a derrota para o Grêmio e as fortes declarações de Rafael Moura na rodada passada.

Na próxima rodada, o Esmeraldino enfrenta o Fluminense no domingo, às 19h30, no Engenhão. Na mesma data e horário, o Prudente pega o Atlético-PR, na Arena da Baixada.

Surpresas dos dois lados...

O Goiás começou com uma escalação bem diferente daquela que foi derrotada pelo Grêmio, na quarta-feira. O atacante Felipe, que teria sido alvo das críticas de Rafael Moura na última quarta-feira, ficou fora do jogo. A justificativa oficial é de que o jogador seria poupado para o duelo contra o Avaí, pela Copa Sul-Americana. No meio, Jorginho surpreendeu e lançou Marcelo Costa na armação, numa tentativa de deixar o time mais agressivo.

A tentativa deu certo logo no início, com o Esmeraldino sufocando o rival e imprimindo ritmo intenso de jogo, mesmo com o calor intenso em Presidente Prudente. Logo aos 7 minutos, o prenúncio de um jogo fácil: Marcelo Costa cobrou falta na cabeça de Rafael Moura, que subiu mais do que seu marcador e finalizou com perfeição. Para dar fim às polêmicas, o camisa 9 correu em direção a Jorginho e abraçou o treinador na comemoração.

Praticamente rebaixado, o Prudente tinha tudo para desanimar de vez e "entregar" o jogo para o adversário. No entanto, jogadores com algum talento como Wesley e Willian José tiraram forças sabe se lá de onde para manter a equipe respirando. Aos 21, Willian fez boa jogada e rolou para João Vitor, que bateu seco na bola. Ela foi reta, no ângulo direito de Harlei: 1 a 1 no placar.

O gol só fez animar ainda mais os comandados de Fábio Giuntini, que por pouco não conseguiram a virada. No melhor lance, Willian foi lançado em velocidade e tocou na saída de Harlei. o goleiro se recuperou e fez excelente defesa. Do outro lado, apenas Rafael Moura levava perigo, muito isolado na frente. Nos acréscimos, ele recebeu a bola sozinho dentro da área, teve tempo de ajeitar e pensar, mas chutou nas arquibancadas do Prudentão.

Desequilíbrio total

O Prudente voltou para o segundo tempo com pouca pressão dos menos de 700 pagantes que compareceram ao estádio. E isso fez bem à equipe, que se aproveitou do desespero do Goiás para achar espaços na defesa e buscar os gols. Logo aos 7, em bela trama do trio ofensivo, Wesley rolou para Adriano Pimenta, e este cruzou na cabeça de Willian José. Sozinho entre os zagueiros, o centroavante finalizou com perfeição para virar o jogo: 2 a 1 Prudente.

Logo na sequência, Jorginho tentou uma cartada ao lançar o habilidoso Bernardo no lugar do lateral Wendel. A teoria era boa, mas o técnico do Goiás não contava com o destempero de um de seus jogadores. Depois de uma falta de Diego Giaretta em Carlos Alberto, o zagueiro Rafael Tolói deixou o campo de defesa para esbravejar contra o árbitro Pablo dos Santos Alves. Levou cartão amarelo. Reclamou ainda mais e acabou expulso, praticamente enterrando as chances do Esmeraldino no jogo.

Jorginho teve de rearrumar o sistema defensivo e praticamente abdicou do ataque. Mesmo assim, o Goiás conseguiu tomar o terceiro gol em um contra-ataque fulminante. Aos 21, Willian José disparou pela direita e chutou rasteiro. Harlei espalmou no pé esquerdo de Wesley, que só empurrou para as redes. E aos 43, ainda deu tempo de Rhayner fazer um golaço, após driblar dois e chutar no ângulo. Um 4 a 1 justíssimo, e que ainda mantém o Prudente respirando por aparelhos na Série A.     Por GLOBOESPORTE.COM Presidente Prudente, SP  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições