Pupilos de Rogério Sampaio lutam pelo título Pan-Americano

Pupilos de Rogério Sampaio lutam pelo título Pan-Americano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

O peso pesado Daniel Plácido de Sousa, o médio Raphael Zavarizi Warzee e a meio-pesado Beatriz Santos Oliveira, integrantes do Projeto Judô em Ação, desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio, com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, disputarão o Campeonato Pan-Americano Sub 20 e Sub 17, neste final de semana, em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

Em sua segunda viagem internacional, Daniel, que voltou da excursão à Europa, no início do ano, com a medalha de bronze da European Cup, em Coimbra, Portugal, se diz tranquilo para a disputa. “Esse é o primeiro Pan da minha carreira e não conheço quase nada dos adversários. Tive notícias de alguns que estiveram no Sul-Americano e sei que o argentino é um dos favoritos, mais nada”, declara o pupilo do campeão olímpico Rogério Sampaio, que traz em seu currículo o sétimo lugar no Masters Bremen, na Alemanha, e o terceiro lugar no Campeonato Paulista do Interior.

Embora uma boa classificação no Pan possa representar a chance de disputar o Campeonato Mundial Sub 20, no Marrocos, o médio Raphael Zavarizi Warzee prefere ficar focado nas lutas desse final de semana, nos Estados Unidos. “Tem muita gente falando no Mundial e até nos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil. Sei que nós somos o futuro do judô brasileiro, mas procuro pensar só no Pan. Se conquistar o título, vou poder sonhar mais alto. Prefiro dar um passo de cada vez”, analisa Raphael, que coleciona vários títulos, como os da campeão da Copa São Paulo, Paulista 2008, Paulista Estudantil 2009, Paulista por faixa 2009, JEBs 2009, Paulista Sub 23 e Sub 20 2010, além do terceiro lugar no Brasileiro 2008.

Sonho de vida

Fruto do Projeto Social “Fazendo Campeões”, realizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Artes Marciais em parceria com a Secretária de Educação de São Vicente, a meio-pesado Beatriz Santos Oliveira, que agora integra o Projeto Judô em Ação e disputará o Pan Sub 17, é um exemplo de como o esporte pode dar uma nova perspectiva para a vida de jovens e crianças. “Comecei a fazer judô, aos 4 anos, porque a minha irmã fazia. Eu assistia aos treinos e acabei me interessando também”, conta a jovem judoca, de 15 anos, que, esse ano, já conquistou o vice campeonato paulista e o título do Campeonato Regional Sênior, além da vaga para o Pan. “Estar em Orlando, para mim, já é a realização de um sonho. Treinei forte, me dediquei muito e vou dar o meu melhor para conquistar esse título”.          

O Projeto Judô em Ação é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com os patrocínios da Telefônica e da Iharabrás, e o apoio do Santos Futebol Clube, graças a convênio entre o Governo Federal, por intermédio do Ministério do Esporte, e a AJRS, autorizado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Por Myrian Rosário

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições