Queda precoce no Mundial sub-17 em 2009 vira exemplo na sub-20

Queda precoce no Mundial sub-17 em 2009 vira exemplo na sub-20

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:04

Em 2009, a Seleção Brasileira sub-17 chegou ao Mundial da Nigéria como franca favorita. Com Philippe Coutinho, na época do Vasco, Neymar, do Santos, e Wellington Silva, então no Fluminense, o título era questão de tempo. Porém, em campo, o time não conquistou o resultado esperado e foi eliminado na primeira fase, com duas derrotas (Suíça e México) e apenas uma vitória (Japão). E é justamente esse exemplo negativo que pode ser tirado como lição para quatro atletas convocados pelo técnico Ney Franco para disputa do Sul-Americano sub-20, em janeiro, no Peru. A competição vale duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres.

O zagueiro Romário, do Internacional, os apoiadores Philippe Coutinho, do Inter de Milão, e João Pedro, do Palermo, e o atacante Neymar, do Santos, participaram da competição sub-17 no ano passado. Ao ser questionado sobre a eliminação durante a festa do Prêmio Craque Brasileirão, o craque do Peixe preferiu desconversar e falar de seu atual momento na Seleção.

- A sub-17 faz parte do passado. O momento agora é de pensar na sub-20. Só quero ter um bom rendimento nessa competição - afirmou Neymar.

Mas não é só Neymar que quer esquecer o momento vivido em 2009. Para o zagueiro Romário, titular daquela equipe, as derrotas no ano passado podem servir de exemplo para quem participou daquela competição em solo africano.

- Não tivemos um bom desempenho e todos sabem. O nosso time era muito forte para aquela competição, com jogadores de alto nível, e foi uma infelicidade cairmos na primeira fase. Foi um aprendizado para alguns jogadores. Foi o meu primeiro Mundial e eu aprendi muita coisa. O Sul-Americano é uma competição um pouco mais abaixo do que o Mundial, que conta com equipes mais fortes. Desta vez, nós temos tudo para fazer um bom campeonato - afirmou o zagueiro.

Para a preparação que começou nesta segunda-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, dos quatro que participaram do sub-17 em 2009, apenas Romário se apresentou normalmente. João Pedro se apresenta na próxima quinta-feira, Neymar chega no dia 26, e Philippe Coutinho apenas em 3 de janeiro de 2011.

A Seleção Brasileira vai estrear na competição no dia 17, contra o Paraguai, em Tacna.

Por: Márcio Iannacca

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições