Rally

Rally

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

  Juliano Rodrigues

[email protected]

O Rally é uma modalidade esportiva criada no século passado com o intuito de se criar uma nova aventura diferente de corridas de rua. A emoção e a aventura são os principais componentes da modalidade e é uma competição off-road (traduzindo para o português fora da estrada), com veículos preparados para tal. O que conta nesta modalidade é a habilidade do piloto que deve estar em perfeita sintonia com o navegador (responsável pela indicação de roteiro, curvas).

Suas competições acontecem em estradas fechadas à circulação, pelo fato dos riscos, com diferentes tipos de piso, o mais comum estradas de terra batida cercadas pela natureza.

Na modalidade cross country, as equipes correm contra o relógio. Todo o trajeto a ser percorrido é dividido em trechos cronometrados e a soma dos tempos de cada dupla, ao final, indica os vencedores do rally. Devido às dificuldades de terreno a maioria dos veículos utilizam-se de tração nas quatro rodas (4x4) o que melhora o rendimento e diminui o risco do carro ficar atolado ou preso.

As categorias dos veículos são divididas em: production (veículos nacionais e importados regularmente comercializados no Brasil com preparação limitada). Superproduction (veículos nacionais e importados legalmente comercializados no país com modificações praticamente livre) e os protótipos (veículos exclusivos, sem quantidade mínima de veículos produzidos / vendidos, a equipe monta um carro específico para o esporte).

Leia também:

Skate: Um esporte que chegou para ficar Rapel a técnica que virou esporte Rally O Surf ganha o mundo  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições