Raúl é o maior artilheiro de torneios europeus por causa de gol no Vasco

Raúl é o maior artilheiro de torneios europeus por causa de gol no Vasco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:55

Ao marcar no empate de 1 a 1 entre Schalke e Valencia, terça-feira, Raúl tornou-se o maior artilheiro das competições europeias com 71 gols. Ou não, como diria o perfil falso de Cleber Machado no Twitter... Pelas contas da imprensa espanhola, que acompanha o atacante desde o início na carreira no Real Madrid, o camisa 7 tem 70 gols. A diferença está em uma partida de más recordações para o Vasco: a Uefa leva em consideração a vitória do clube merengue por 2 a 1 sobre o Vasco no Mundial Interclubes de 1998, quando o jogador fez o segundo do Real no Japão.

A confusão se dá porque a Uefa considera o antigo Mundial Interclubes como um torneio europeu, já que organizava a partida ao lado da Conmebol. Em 2000 e a partir de 2005, a Fifa passou a ser a responsável pelo Mundial de Clubes, realizado no Japão e nos Emirados Árabes. Porém, os principais jornais da Espanha não "compram" a ideia da Uefa.

- O gol da polêmica é o marcado contra o Vasco. A Uefa interpreta que o torneio era europeu, pois ela era uma das organizadoras. Para os espanhóis, isso não conta. O Mundial era um torneio internacional, então não entra na lista de gols do Raúl em torneios europeus - explica o jornalista Marco Ruiz, que acompanha o Real Madrid pelo diário "As".

Maior artilheiro da história da Liga dos Campeões com 69 gols, o camisa 7 do Schalke também marcou em outra competição da Uefa: um contra o Galatasaray, pelo Real, na disputa da Supercopa da Europa em 2000. Somando estes gols, Raúl teria 70 e empataria com o italiano Inzaghi, do Milan, como maior goleador de torneios da Uefa.

A polêmica sobre os artilheiros aumenta mais porque a entidade não reconhece os sete gols marcados pelo alemão Gerd Müller na extinta Taça das Feiras, pela temporada 1970/1971. Sem os jogos desta competição, que não era organizada pela Uefa, o ex-jogador do Bayern de Munique soma 69 na lista oficial. Caso as partidas fossem consideradas, Müller teria 76 e seria o maior goleador da Europa.    

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições