Regatas do Circuito Rio fazem festa na Baía de Guanabara (RJ)

Regatas do Circuito Rio fazem festa na Baía de Guanabara (RJ)

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Regatas do Circuito Rio fazem festa na Baía de Guanabara (RJ)

Depois das emoções da 58ª Regata Santos Rio, disputada no final de semana e vencida pelo Mitsubishi Motors/Gol, comandado por Eduardo Souza Ramos, o 39º Circuito Rio de Vela Oceânica tem duas regatas previstas para esta quinta-feira, dia 30, ambas barla-sota, a princípio na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Os veleiros deverão estar a postos a partir do meio-dia. A competição prossegue até domingo e o Touché/Safra, de Ernesto Breda, defende o título de campeão obtido no ano passado na classe ORC Internacional, que reúne os veleiros mais rápidos da flotilha.

O percurso definitivo das regatas será definido apenas pela manhã, dependendo das condições de vento. Há a possibilidade de as provas serem feitas fora da Baía de Guanabara, onde os ventos são melhores.

O Circuito Rio de 2008 é válido também pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro da classe ORC-INT, pelo Campeonato Brasileiro de First 40.7 e pelo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de First 40.7 e BRA-RGS. Nesta quinta-feira, estão previstas regatas nas classes ORC-INT (500, 600 e míni), First 40.7 e ORC-Club. Também participam do evento veleiros das classes BRA-RGS (1 e 2), Expedition, Solitário (1 e 2) e HPE25.

"Agora estamos numa situação muito difícil. Fizemos escolhas erradas na Santos-Rio e será complicado lutar pelo título do Circuito Rio", admite o comandante Ernesto Breda, do Touché/Safra, que ficou em 11º lugar na regata de final de semana, completando a prova em 46h14min19s.

Campeão e fita azul da Santos-Rio, o Mitsubishi Motors/Gol já é apontado como favorito ao título do Circuito Rio. O veleiro comandado por Souza Ramos já venceu este ano o Circuito de Vela Oceânica de Santa Catarina, a Búzios Sailing Week e a Rolex Ilhabela Sailing Week.

O Beneteau First 40.7 Ventaneiro, de Renato Cunha, que abandonou a Santos-Rio, retorna à competição, já o Farr Handycam, de Marcos Ferrari, terceiro colocado na regata de fim de semana, desistiu de disputar o Circuito Rio.

Só haverá descarte se cinco ou mais regatas forem disputadas. Estão previstas sete nas classes maiores. A Santos-Rio não pode ser descartada, assim como na classe Solitário não haverá descarte.

As inscrições para o Circuito Rio podem ser feitas até às 10 horas desta quinta-feira no ICRJ. A competição tem organização do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Federação de Vela do Rio de Janeiro (Feverj) e Associação Brasileira de Vela Oceano (ABVO).

Mais informações no site www.icrj.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições