MENU

Rio de Janeiro recebe evento do circuito mundial de golfe e Ângela Park é destaque na competição

Rio de Janeiro recebe evento do circuito mundial de golfe e Ângela Park é destaque na competição

Atualizado: Segunda-feira, 12 Janeiro de 2009 as 12

Rio de Janeiro recebe evento do circuito mundial de golfe e Ângela Park é destaque na competição

Nos dias 24 e 25 de janeiro, o Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, recebe o HSBC LPGA Brasil Cup 2009, torneio em 36 buracos, que reunirá algumas das principais jogadoras do ranking mundial de golfe.

Primeira cidade da América do Sul a sediar um evento da Associação Profissional de Golfe Feminino (LPGA), o Rio de Janeiro terá o privilégio, ainda, de receber a brasileira Ângela Park, que pela primeira vez em sua carreira participará de uma competição oficial no país. Ângela, que é paranaense, em dois anos no Circuito já acumulou 1,7 milhão de dólares em prêmios, marca que nenhuma outra atleta brasileira atingiu até hoje.

A carioca Maria Cândida Hannemann também está confirmada na competição. Ângela e Maria Cândida ocupam, respectivamente, o 17º e o 138º lugar no ranking da LPGA.

A coreana Eun-Hee-Ji, 15ª do ranking, e a americana Laura Diaz, 20ª, formam, com Ângela Park, o trio de jogadoras que se encontram entre as 20 melhores do mundo. Além delas, estão relacionadas para o torneio a inglesa Karen Stupples (23ª); as americanas Christina Kim (27ª), Leta Lindley (39ª), Kristy McPherson (47ª), Allison Fouch (50ª) e Jill McGill (62ª); a escocesa Catriona Matthew (41ª); as suecas Louise Friberg (48ª) e Carin Koch (54ª) e a coreana Jimin Kang (51ª). Para completar a lista de 15 jogadoras, a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) indicou a paranaense Patrícia Carvalho, de 23 anos, número 1 do ranking brasileiro de golfe feminino amador.

O HSBC LPGA Brasil Cup terá dois dias de disputas. No dia 23, antecedendo o evento, acontece o Torneio Pro AM, reunindo jogadoras, convidados e celebridades. O golfe, que tem mais de 30 milhões de praticantes apenas nos Estados Unidos e está entre os cinco esportes com maior movimentação econômica no mundo. O primeiro evento do LPGA no Brasil terá a premiação de 500 mil dólares, a maior da história do golfe brasileiro.

O HSBC LPGA Brasil Cup será uma excelente oportunidade para que os amantes brasileiros da modalidade conheçam seus ídolos de perto. "A Ângela Park e a Cândida Hannemann têm representado muito bem o Brasil no Circuito e estamos felizes por poder visitar o país dessas duas atletas de destaque do golfe mundial", disse Mike Nichols, Vice-Presidente de Competições da LPGA.

"Estou muito empolgada em receber as melhores jogadoras do mundo no Brasil", comentou Ângela Park. "Será um grande evento e também uma oportunidade de divulgar a modalidade no país, principalmente o golfe feminino", acrescentou a jogadora, que, até então, só havia se apresentado no Brasil em torneios de exibição.

Para Alan Adler, da Brasil 1, empresa organizadora do evento, foi uma honra poder colaborar com a vinda de um evento da LPGA para o Rio de Janeiro. "Estamos orgulhosos em promover mais esse evento de esporte, graças ao apoio do Ministério dos Esportes e do Governo do Estado, além, é claro, das empresas que acreditaram no projeto e estão nos patrocinando. Vamos proporcionar ao público carioca um espetáculo único e imperdível nesse mês de janeiro".

Pesquisa feita com turistas de todo o mundo aponta o golfe como quarto motivo para a escolha de um destino turístico. Em razão disso, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro entendeu a importância de receber o evento na cidade. "Promover um torneio que é inédito na América do Sul vem apenas reforçar a imagem do Rio de Janeiro como cidade pioneira e incentivadora do esporte e do turismo. Somos candidatos a sediar uma edição dos Jogos Olímpicos e receber as principais jogadoras de golfe do mundo reforça a nossa intenção e realça nossos objetivos, principalmente pelo fato de o evento ser transmitido para vários países".

Com ações diversificadas por todo o país, o HSBC considera "extremamente importante aproximar-se de seus clientes com iniciativas que promovam o esporte, a cultura e o entretenimento e, principalmente, que agreguem valor a nossa marca", diz Marcelo Velloso, diretor de Marketing do HSBC.

Além do torneio, o HSBC também patrocina o WTCC em Curitiba, a Filarmônica Bachiana que percorre o país, as novas casas de espetáculo HSBC Brasil e HSBC Arena, o cinema HSBC Belas Artes e Teatro HSBC. E ainda promove o maior espetáculo de Natal do país, o Natal do HSBC. Para os clientes Premier, conta também com lounges exclusivos nos aeroportos de São Paulo e Curitiba.

O HSBC LPGA Brasil Cup tem o patrocínio de HSBC, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Light e Autodesk; co-patrocínio de Grupo Libra, BMW e Vivo; apoio da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Carioca de Golfe. A organização e a promoção são da Brasil 1 Esporte e Entretenimento.

veja também