Rivaldo estreia para fazer a camisa 10 do São Paulo brilhar

Rivaldo estreia para fazer a camisa 10 do São Paulo brilhar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

Ela estava guardada desde agosto do ano passado, quando Hernanes, logo após a eliminação do São Paulo na semifinal da Taça Libertadores da América, foi negociado com a Lazio (ITA). Na história, já foi usada por craques como Pedro Rocha, Gérson, Zizinho, Pita e Raí. A camisa 10 do Tricolor voltará a ficar em evidência na noite desta quinta-feira, quando o pentacampeão Rivaldo fará a sua estreia pela equipe do Morumbi, na partida contra o Linense, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

Aos 38 anos, o meio-campista, que planejava disputar a temporada pelo Mogi-Mirim, viu após um convite do capitão Rogério Ceni a chance de mostrar que, mesmo com a idade avançada, não perdeu a classe com a bola nos pés. Ele chega para dar criatividade a um time que ainda não se encontrou na temporada 2011.

A partida, que terá início às 19h30min, terá a arbitragem de Mílton Etsuo Ballerini, que será auxiliado por João Edilson de Andrade e Claudenir Donizete Gonçalves da Silva. O canal Premiére, através do sistema pay-per-view,  transmite o duelo ao vivo para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha em Tempo Real a partida.

O que está em jogo

São Paulo: o time vai em busca da reabilitação no Campeonato Paulista já que, na última rodada, foi derrotado pelo Santos por 2 a 0, no clássico realizado na Arena Barueri. Com nove pontos, o time ocupa a quinta colocação na tabela de classificação e precisa da vitória para não perder contato com o líder Palmeiras, que venceu o Mirassol e tem sete pontos a mais.

Linense: após um início complicado no estadual, com duas derrotas em casa para Santos e Portuguesa, o time que é um dos caçulas da competição deu sinais de reação ao vencer o Paulista por 3 a 2 na última rodada, após estar perdendo por 2 a 0. A equipe está na 15ª posição e, não esconde de ninguém que ficará muito satisfeita se conquistar um empate nesta noite.

As escalações

São Paulo: o técnico Paulo César Carpegiani vai esperar até o último momento para definir o time. Isso porque ele não sabe se poderá contar com o polivalente Jean, que vem atuando na lateral-direta. Com dores no pé direito, o camisa 2 não participou do último treino. Se ele for vetado, Ilsinho será o substituto e a equipe atuará no 3-5-2, com o garoto Luiz Eduardo, que disputou a última Copinha, ganhando uma posição na zaga. Se atuar, a equipe vai no 4-4-2. Alex Silva, com dores no joelho, foi vetado mais uma vez e será substituído por Xandão. A provável formação do Tricolor é: Rogério Ceni; Jean (Luiz Eduardo), Xandão, Miranda e Juan; Rodrigo Souto, Zé Vítor, Ilsinho e Rivaldo; Dagoberto e Fernandinho.

Linense: sem problemas de suspensão ou contusão, o técnico Vilson Tadei, a princípio, deve repetir a escalação da equipe que iniciou a partida contra o Paulista. No entanto, durante a semana ele chegou a testar Gilsinho no meio-campo, na vaga de Léo Costa. Gilsinho teve papel fundamental na vitória conquistada na última rodada ao marcar o gol que garantiu o triunfo.

Fique de olho

São Paulo: Rivaldo, aos 38 anos, mostrou nos treinamentos que pode ser a peça capaz de dar nova dinâmica ao meio-campo do São Paulo, que peca pela falta de criatividade. Bem preparado fisicamente, ele chegou a arrancar aplausos dos companheiros ao marcar um golaço do meio-campo no treino realizado na última terça, no CT da Barra Funda. O técnico Paulo César Carpegiani colocou o jogador livre no meio, sem a obrigação de ajudar na marcação.

Linense: Fausto, que perdeu um pênalti na partida de estreia da equipe, contra o Santos, mostrou poder de reação nas rodadas seguintes e, nos quatro jogos que fez, marcou três gols. Ele tem muita força no jogo aéreo e um chute muito forte de pé esquerdo.

O que eles disseram

Rivaldo, meia do São Paulo: "Nada melhor que estrear em casa, diante da torcida são-paulina. Precisamos do resultado positivo e vamos atrás disso. Claro que encontraremos dificuldades, mas estou empolgado. Estrear com derrota ou empate é muito triste. Vou me empenhar muito em campo para conseguir os três pontos, que vão nos manter entre os primeiros".

Vilson Tadei, técnico do Linense:  "Enfrentar uma equipe grande, como o São Paulo, e ainda fora de casa, é muito difícil. E vai ter a estreia do Rivaldo também para dar um sabor especial. Sabemos das dificuldades, mas os atletas estão bem focados na partida. Vamos em busca de somar pontos".

Números e curiosidades

* São Paulo e Linense já se enfrentaram seis vezes na história. O curioso é que todos os confrontos aconteceram entre 1953 e 1955. O Tricolor venceu quatro duelos, o Linense um e ainda houve um empate. A equipe da Capital marcou 17 gols e tomou oito. No último duelo, realizado em 17 de dezembro de 1955, o time do Morumbi goleou por 6 a 1.

* O  duelo desta quinta-feira marcará a terceira partida do São Paulo no estádio do Morumbi. Até agora, o time tem uma vitória (3 x 0 no São Bernardo) e uma derrota (0 x 1 para a Ponte Preta). O Linense, por sua vez, fará o seu terceiro jogo como visitante. Até agora, foram dois empates conquistados: 1 x 1 com o Santo André e 3 x 3 com o Ituano.

* Em 2010, o São Paulo atuou 29 vezes no Morumbi, acumulando 18 vitórias, quatro empates e sete derrotas - duas delas no Paulistão, para Portuguesa e Santos. Foram 55 gols marcados e 31 sofridos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições