RJ quer vender parte de autódromo para financiar Olimpíadas de 2016

RJ quer vender parte de autódromo para financiar Olimpíadas de 2016

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (28) que pretende vender para a iniciativa privada uma parte da área do Autódromo de Jacarepaguá com o objetivo de financiar uma parcela dos custos das obras para a Olimpíada de 2016. O dinheiro seria destinado, principalmente, para a construção do Parque Olímpico, que será instalado no próprio local e que, depois do evento, se transformaria no Centro Olímpico de Treinamento.

- O autódromo é uma área pertencente à prefeitura do Rio que possui parâmetro urbanístico para se construir. O que estamos anunciando é que uma parte daquela área provavelmente será vendida à iniciativa privada com o objetivo de se financiar uma parte da conta dos Jogos Olímpicos de 2016. Dessa forma, o Master Plan que será escolhido via concurso vai definir que uma área do autódromo permaneça depois de 2016 como Centro Olímpico de Treinamento e que uma outra seja vendida à iniciativa privada para incorporação imobiliária.

O anúncio foi feito durante reunião de trabalho com membros do COI (Comitê Olímpico Internacional), que vão passar a semana inteira no Rio para acompanhar as obras e os preparativos da cidade para receber a Olimpíada de 2016. Durante o encontro desta terça-feira, que contou ainda com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do governador do Rio, Sérgio Cabral, foram apresentados os avanços obtidos em diversas áreas, como transporte, revitalização do porto e acomodações.

O governador afirmou que o presidente do COI ficará contente com tudo o que verá na cidade.

- Será uma intensa semana de trabalho e o presidente do COI, Jacques Rogge, terá a oportunidade de visitar o início de obras importantes, como a Vila Olímpica, e, ao mesmo tempo, obras já em andamento, como o BRT da Transoeste e a Linha 4 do Metrô. Enfim, estamos bem avançados nas obras e desejamos que a Olimpíada ofereça um legado muito importante para a população do Rio.

Paes afirmou ainda que membros do COI já deram um adiantamento de sua avaliação e que a impressão inicial foi positiva.

- Durante a conversa, os membros do COI disseram que a cidade está de parabéns pela execução avançada dos trabalhos. E as obras estão indo muito bem. Todas as grandes intervenções que dependem da prefeitura encontram-se em execução ou próximas de começar. Nosso compromisso com o COI era de ter, até o primeiro semestre do ano que vem, todas essas ações em execução. Na prática, isso significa que estamos avançados no cronograma de realização da Olimpíada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições