Robert e Bruno conquistam o bicampeonato na Croácia

Robert e Bruno conquistam o bicampeonato na Croácia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Robert e Bruno conquistam o bicampeonato na Croácia

Brasileiros terminam em oitavo lugar na última regata da competição

Não foi nada fácil, mas os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada superaram todas as dificuldades causadas pelas más condições climáticas e conquistaram neste domingo o segundo título do Campeonato Hemisfério Oriental de Star, em Split, na Croácia. Os representantes da classe na Olimpíada de Pequim, em agosto, terminaram em oitavo lugar na única regata do dia e justamente a que faltava para validar o torneio. Foram apenas quatro provas em cinco dias, com os brasileiros somando 18 pontos perdidos (2+4+4+8).

A regularidade e o exercício de paciência foram as maiores virtudes de Robert e Bruno nesta competição, que reuniu 12 das 16 duplas que estarão brigando por medalhas nas raias de Qingdao, na China.

"Tomamos uma punição logo na largada e tivemos de pagar a penalidade ainda na primeira perna. Com isso, montamos a primeira bóia em penúltimo lugar. Fizemos uma regata de recuperação. O oitavo lugar era a posição mínima que precisávamos para garantir o título", comemorou Robert Scheidt, octocampeão mundial e dono de três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de prata) na classe Laser. "Esta conquista foi muito importante principalmente por causa das dificuldades encontradas pela falta de vento."

O proeiro Bruno Prada concorda com o Robert. "Ganhamos moral na hora certa, na reta final para a Olimpíada", comentou. "Tivemos um treino perfeito para a China, com ventos fracos e inconstantes e alguns dias esperando as regatas em terra"

Com o terceiro lugar obtido na última regata, os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson ficaram com o vice-campeonato, com 19 pontos, seguidos dos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycli, atuais campeões mundiais e líderes do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf), com 21. Os suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria, campeões da Delta Lloyd Regatta, na Holanda, venceram a última prova, mas terminaram em sexto lugar na classificação geral.

A flotilha na Croácia contou com a participação de 46 barcos. Patrocinados por Banco do Brasil, Brasil Telecom, CNA Idiomas e Prada, Robert e Bruno ainda disputarão a tradicional Semana de Kiel, de 21 a 29 deste mês, na Alemanha, no último grande torneio antes da Olimpíada da China.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições