MENU

Robert e Bruno são vice-campeões na Semana de Vela de Kiel

Robert e Bruno são vice-campeões na Semana de Vela de Kiel

Atualizado: Quarta-feira, 2 Julho de 2008 as 12

Robert e Bruno são vice-campeões na Semana de Vela de Kiel

Dupla brasileira foi superada na regata da medalha pelos suecos Loof e Ekstrom na Alemanha

Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram neste domingo, 29 de junho, o vice-campeonato da classe Star da 126ª. Kieler Woche, a mais tradicional Semana de Vela do mundo, na cidade de Kiel, na Alemanha. Os representantes do país na Olimpíada de Pequim, em agosto, foram superados na regata da medalha apenas pelos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, que ficaram com o título da competição, comparada em prestígio ao Torneio de Tênis de Wimbledon, na Inglaterra.

Assim como ocorreu nas últimas regatas, os brasileiros não conseguiram uma boa largada na prova decisiva. Tanto assim, que Robert e Bruno montaram a primeira bóia em décimo e último lugar e, mais uma vez, tiveram de fazer muito esforço para se recuperar e acabaram chegando em segundo lugar. Os suecos venceram a Medal Race de ponta a ponta.

"É frustrante vencer cinco regatas e não levar o título. Temos de melhorar a primeira parte da prova, que está realmente ruim. Esta é a segunda vez que chegamos à frente na medal race em Kiel e perdemos no desempate. A outra vez ocorreu em 2006", comentou Robert Scheidt, dono de três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de prata) e octocampeão mundial da classe Laser.

A Semana de Vela de Kiel foi o último torneio preparatório da dupla para os Jogos Olímpicos da China. "Pudemos ver os nossos pontos negativos e ainda temos tempo de corrigi-los para brigar por uma medalha em Qingdao", disse o proeiro Bruno Prada. "De qualquer forma, o balanço da temporada européia foi bastante positivo."

Em pouco mais de um mês, Robert e Bruno puderam fazer testes importantes no novo barco que será utilizado na Olimpíada e participaram de três competições fortes. A dupla ficou em quarto lugar na Delta Lloyd Regatta, a ex-Semana de Spa, na Holanda; conquistou o título do Campeonato do Hemisfério Oriental, na Croácia (que reuniu 12 das 16 duplas olímpicas); e o vice-campeonato em Kiel, na Alemanha.

veja também