MENU

Robson Careca apresenta Projeto de Inclusão em Araraquara (SP)

Robson Careca apresenta Projeto de Inclusão em Araraquara (SP)

Atualizado: Segunda-feira, 1 Dezembro de 2008 as 12

Robson Careca apresenta Projeto de Inclusão em Araraquara (SP)

No próximo fim de semana, dias 15 e 16 de novembro, a pista de skate do Clube Náutico, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, vai receber mais uma edição do "Domingo Radical". O evento, que é uma mescla de skate e música, além de incentivar a prática do esporte e divertir os jovens da região, supera as expectativas de sua função social.

Quem comparecer terá a oportunidade de conferir uma "palestra-workshop" de inclusão esportiva para deficientes. O palestrante será Robson Careca, presidente da ONG Surf Especial e surfista deficiente desde 1998, quando um acidente na rodovia que liga a capital ao litoral norte de São Paulo o deixou paraplégico.

Ele acaba de mostrar seu trabalho na maior feira do segmento de inclusão de deficientes da América Latina - REACESS, e continua com seu Projeto Itinerante. Careca explica o que um surfista vai fazer no interior de São Paulo. "Queremos levar o conhecimento de algumas técnicas para o interior do país. E assim, incentivar a população, os deficientes, os educadores físicos e fisioterapeutas da região para que aproveitem os rios, lagos e represas e pratiquem as diferentes modalidades de remada em pranchas oceânicas".

Segundo Marco Paneleiro, organizador do Domingo Radical, a participação de Robson não vai ficar limitada à teoria. "Temos uma praia artificial na enorme represa da cidade onde a 'Surf Especial' vai fazer demonstrações práticas de seus métodos". A apresentação na represa acontece no domingo, dia 16, às 11hs, na praia do Clube Náutico, ao lado do Bar das Pedras.

"O objetivo é usar essa ferramenta de reabilitação física e psicológica, com qualidade de vida e contato com a natureza. É um trabalho de equipe que requer carinho, dedicação e muito amor ao próximo", explica Robson, agradecido pelo convite. "Ao mesmo tempo quero agradecer e elogiar a iniciativa do Clube Náutico, não só no que diz respeito as palestras desse fim de semana, como também no incentivo do esporte - principalmente o skate - nesses últimos anos".

E ele deixa claro que a atuação da Surf Especial não pára por ai. "Vamos divulgar também a importância do turismo adaptado e acessível para todos. Mostrar que a pessoa com deficiência ou algum tipo de limitação - incluindo idosos e obesos - deve ter o direito de se divertir em contato com a natureza e em lugares corretamente adaptados, como o comércio e as redes hoteleiras. A grande maioria dos postos de gasolina, por exemplo, precisam de uma adaptação para receber esse tipo de público, que aparece no cenário econômico atual, com um grande potencial de consumo".     

Vale lembrar que durante todo o fim de semana um estande da ONG Surf Especial vai estar presente nas dependências do clube, próximo da pista de skate. Dessa forma, os interessados terão tempo de sobra de conhecer o trabalho, trocar idéias com sua equipe, recolher informações e dicas.

Para obter mais informações sobre o trabalho do atleta basta acessar o site: www.surfespecial.com.br.

veja também