MENU

Ruas do Rio se pintam de verde e amarelo de olho na Copa do Mundo

Ruas do Rio se pintam de verde e amarelo de olho na Copa do Mundo

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 8:57

A quatro dias do início da Copa do Mundo da África do Sul e a oito da estreia brasileira no Mundial, os cariocas dão os últimos retoques na decoração das ruas da cidade. Como não poderia deixar de ser, os tradicionais verde e amarelo são os tons predominantes nos enfeites que decoram as ruas.

No bairro do Engenho de Dentro, na zona norte do Rio, a rua Doutor Leal é enfeitada pelos moradores desde o Mundial de 1982. A "Turma da Leal" se inspirou na fauna africana na hora de decorar a rua: alegorias de leões, girafas e zebras estão espalhadas pelas calçadas.

Bandeirinhas verdes, amarelas, brancas e azuis formam um falso teto por toda a rua, cujo asfalto está cheio de desenhos com o logotipo do Mundial da África do Sul e frases de apoio à seleção. Enormes recriações da taça do Mundial também fazem parte da decoração.

Na rua Jorge Rudge, no bairro de Vila Isabel, também na zona norte carioca, um grande portal coberto de máscaras africanas dá as boas-vindas a quem passa pelo local. Sobre as cabeças, um sem-fim de bolas de futebol e bandeirinhas.

As paredes foram adornadas com retratos de ícones do futebol brasileiro, como Pelé e o técnico da seleção, Dunga, mas também há espaço para personalidades como o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela ou o sempre polêmico Diego Maradona, treinador da seleção argentina.

Algumas dessas ruas participam de um concurso "Essa Rua é Fera", promovido pelo RJTV, que vai premiar a rua mais "verde e amarela" do Rio. A maioria, entretanto, decora suas paredes, calçadas e árvores com figuras, bandeirinhas e pinturas apenas para expressar seu sonho de que o Brasil volte da África do Sul com o sexto título mundial na bagagem.

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também