Saiba como foi o GP da Europa; Assista aos vídeos

Saiba como foi o GP da Europa; Assista aos vídeos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

O circuito de rua de Valência foi palco de mais uma corrida monótona, ao menos nas primeiras posições. Pole position, Sebastian Vettel só foi ameaçado na primeira curva do GP da Europa, quando chegou a tocar rodas com Lewis Hamilton. Depois, o alemão da RBR abriu uma boa vantagem na liderança, não foi mais pressionado pelos rivais e chegou à sua segunda vitória na temporada. Mesmo punido com um drive through, o inglês da McLaren ficou em segundo e Jenson Button, seu companheiro, completou o pódio, na terceira posição. A demora na punição de Hamilton provocou muitos protestos da Ferrari e de Fernando Alonso após a prova .

Sebastian Vettel comemora a vitória no pódio do GP da Europa, no circuito de Valência (Foto: Reuters)   Rubens Barrichello, da Williams, conseguiu um excelente resultado com a quarta posição. O brasileiro largou bem, ganhou algumas posições e depois lucrou com o safety car ocasionado pelo impressionante acidente de Webber, na décima volta. O australiano da RBR acertou a traseira do carro de Heikki Kovalainen, da Lotus , decolou e acertou a barreira de pneus com muita força. Por sorte, ambos escaparam ilesos do acidente. Confira, nos vídeos abaixo, os capítulos mais marcantes da oitava etapa de 2010.

1) Vettel mantém a ponta, e Webber erra

Na largada, Vettel manteve a ponta, muito pressionado por Hamilton. Os dois se tocaram duas vezes na primeira curva, mas as posições não se alteraram. O inglês ainda teve uma pequena avaria em sua asa dianteira. O maior perdedor da foi Webber. O australiano largou na segunda posição, no lado sujo da pista. Ele perdeu tempo na hora de arrancar e acabou superado por Hamilton, Alonso e Massa nas duas primeiras curvas. O australiano ainda cometeu outro erro e terminou a primeira volta apenas em nono. Com isso, Barrichello ganhou três posições e subiu para sétimo.

2) Webber sofre acidente espetacular

Webber continuava ansioso para recuperar as posições perdidas na largada, quando a RBR o chamou aos boxes. Duas voltas depois, Webber estava atrás de Heikki Kovalainen no fim de uma das retas do circuito. O finlandês freou para a curva seguinte e o australiano calculou mal, acertou a traseira da Lotus e levantou voo. Ele caiu de cabeça para baixo, voltou à posição normal e acertou a barreira de pneus com violência. Por sorte, o australiano escapou ileso e saiu do carro sem ajuda dos comissários. O acidente provocou a entrada do safety car, justamente no momento em que a maioria das equipes se preparava para os pit stops.

  3) Hamilton ultrapassa safety car

Lewis Hamilton, pouco antes de sua parada, acabou cometendo um erro. Ele acabou ultrapassando o safety car depois da entrada dele na pista, o que não é permitido pelo regulamento. Após uma reclamação de Alonso, que estava atrás do inglês neste momento, a direção de prova começou a investigar o incidente. A punição foi anunciada na 25ª volta: um drive through - passagem pelos boxes. A demora no anuncio da pena do inglês deixou a Ferrari e o espanhol revoltados após a corrida . Eles chegaram a acusar os comissários de manipular o resultado da prova .

  4) Vettel relarga na frente após erro

O safety car entrou nos boxes na 15ª volta e Vettel travou as rodas na última curva do circuito. Mas o alemão conseguiu manter a ponta, se defendendo do ataque de Hamilton, que vinha em segundo. Kobayashi manteve a terceira posição, seguido por Button. Barrichello assumiu a quinta posição, pressionado por Kubica. Alonso vinha na décima posição, mas superou rapidamente Hulkenberg e foi para nono.

5) Vettel recebe a bandeirada

Na frente, Vettel conseguiu manter a boa vantagem que tinha para Hamilton. Mudanças nas primeiras posições aconteceram apenas a quatro voltas do fim, quando Kobayashi, em terceiro, finalmente parou para trocar os pneus. O japonês voltou em nono, mas com o composto macio. Ele ainda conseguiu ultrapassar Alonso, na penúltima, e Buemi, na última, para chegar em sétimo. Vettel, na frente, cruzou a linha de chegada com cinco segundos sobre Hamilton.     Por GLOBOESPORTE.COM Valência, Espanha

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições