Saída de Dunga é só a primeira de muitas mudanças na seleção

Saída de Dunga é só a primeira de muitas mudanças na seleção

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

É normal que ao final de uma Copa do Mundo haja uma renovação na seleção como consequência. No entanto, no caso da edição de 2010, ela poderá ser ainda mais radical, em virtude da lista dos 23 jogadores, repleta de   nomes já experientes e apostas de Dunga . A transformação também passará pelo treinador a ser escolhido pela CBF, que pode considerar o perfil atual defensivo demais para os padrões brasileiros. 

Será uma transformação forçada, em primeiro lugar, pela idade. O grupo que foi à África do Sul tem média de 29 anos e três meses, o que torna praticamente obrigatória a chegada de novidades. Alguns, entretanto, deverão chegar ao Mundial de 2014 como a voz da experiência. Julio Cesar, Luisão, Kaká e Robinho, que disputariam a competição pela terceira vez, são candidatos. Outros, como Gilberto Silva, Gilberto e Kleberson, provavelmente deram adeus à camisa amarela.

Acho que a seleção leva uma base de 2010. A zaga ficará veterana, não terá a mesma velocidade, mas não há razão para não levar o Maicon. Será preciso uma renovação na lateral esquerda. Repetir os volantes, nem pensar. O Kaká, com 33 anos, poderá estar em sua maturidade, como aconteceu com o Zidane - observou Lédio Carmona, comentarista do SporTV.   Outros que tiveram poucas chances na África do Sul poderão surgir como os principais nomes da seleção no Mundial do Brasil. Thiago Silva, Ramires e Nilmar, por exemplo, estão cotados para chegar a 2014 vestindo a camisa de titular. No entanto, nomes não lembrados por Dunga são os que carregam as maiores expectativas. Paulo Henrique Ganso e Neymar podem aparecer até mesmo na primeira convocação do novo treinador.

- O nosso futuro é muito bom para a próxima Copa e até já tenho o meu time escalado. Alguns jogadores, entre parênteses, ainda deixo como dúvida. E só na lateral esquerda não tenho um indicado: Julio César; Maicon, Luisão e Thiago Silva; Lucas (Denílson), Hernanes (Ramires), Kaká (Philippe Coutinho) e Ganso; Neymar (Robinho) e Pato (André) - apostou André Rizek, comentarista e apresentador do SporTV.

Alguns nomes emblemáticos que não foram à Copa seguem como incógnitas no futuro próximo. Ronaldinho Gaúcho terá 34 anos em 2014, e Adriano estará com 32. Tudo dependerá, entretanto, do desempenho em seus clubes e da condição física de ambos. Lúcio e Juan, a dupla de zaga titular de 2010, também terão de lutar contra o tempo para seguir na seleção.

O novo treinador da seleção, que segundo a CBF será anunciado até o fim do mês, comandará a rotineira renovação que se dá após cada Copa do Mundo. Pelo menos nas três últimas edições, quanto mais profunda ela foi, melhores foram os resultados seguintes. Apenas seis jogadores vice-campeões de 1998 conquistaram o penta em 2002. Na Alemanha, após quatro anos, estiveram dez que levantaram a taça na Ásia. No Mundial de 2010, oito integrantes do elenco permaneceram em relação à Copa de 2006.

O nome do comandante a ser escolhido também dirá muito da filosofia a ser adotada na preparação para a Copa do Mundo em casa, que significa obrigação do título. Fala-se que a busca é por um meio-termo entre a diretriz de 2006, considerada de extrema liberdade, e a de 2010, apontada como de excessiva clausura. Os   principais candidatos para a vaga   são Luiz Felipe Scolari, pentacampeão em 2002 e que acertou recentemente com o Palmeiras; Mano Menezes, do Corinthians; Muricy Ramalho, do Fluminense; Ricardo Gomes, do São Paulo; e Leonardo, que deixou o Milan ao final da última temporada italiana. 

- Ficou bastante clara a opção que a CBF fez para 2010. Ela foi de um extremo a outro. Trocou o Parreira, superexperiente, pelo Dunga, inexperiente. Eu acho que agora pode ficar no meio do caminho. Lembro que falaram no Muricy antes de o Dunga assumir. Ele está fazendo novamente um ótimo trabalho. Na minha visão, a escolha poderia ser por um nome menos surpreendente - analisou Luiz Carlos Jr, narrador e apresentador do SporTV.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições