Santos bate Comercial em Barueri

Santos bate Comercial em Barueri

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

O duelo entre Santos e Comercial nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena Barueri, pela nona rodada do Campeonato Paulista, marcou o reencontro de Neymar e Ganso com o “criador” da dupla. Isso porque o técnico da equipe de Ribeirão Preto, Márcio Fernandes, foi o responsável por conceder as primeiras grandes oportunidades na carreira dos craques santistas.

Inspirado como de costume, Neymar teve fôlego para transformar em cinzas as esperanças do Comercial em reagir no Paulistão. Deixou seis marcadores para trás no gol de Ibson e foi decisivo na vitória por 2 a 0. Deu tempo até de agradecer o companheiro.

- Se o Ibson não marcasse, essa jogada nem seria lembrada. Teve uma mistura do carnaval da Bahia com o do Rio (risos) – disse, no intervalo.

A vitória foi a quarta consecutiva do Santos, que sobe na classificação e chega aos 18 pontos. Mais uma vez, Ganso deu razão às palavras do técnico Muricy Ramalho na última semana: o camisa 10 do Santos está de volta, assim como o próprio time – que mostra estar completamente recuperado das férias estendidas após a decepção no Mundial de Clubes, no fim do ano passado. Nos últimos quatro jogos, foram 13 gols marcados – Durval marcou o segundo contra o Comercial, de cabeça.

O técnico Márcio Fernandes, do Bafo, provou um pouco do potencial do “monstro” que ajudou a criar. Em 2009, o treinador, que comandava o time de cima do Peixe, subiu Neymar ao profissional e deu a primeira chance ao craque. Antes do jogo destas quarta, ganhou um abraço carinhoso do santista. O Comercial não vence há cinco jogos e pode terminar a rodada pela primeira vez na zona do rebaixamento. O treinador já balança no cargo.

O próximo jogo do Santos é sábado, contra a Ponte Preta, às 18h30m, também na Arena Barueri - a Vila Belmiro, cujo gramado está sendo reformado, será reaberta apenas no dia 4, em clássico contra o Corinthians. Já o Comercial recebe o Mirassol, domingo, às 18h30m, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.

Márcio Fernandes levou de Ribeirão Preto para Barueri um paredão para tentar parar o ataque santista. Tentar, apenas. Mesmo com o adversário compacto, o Peixe demorou, mas mostrou paciência para furar o bloqueio e, aos poucos, assustar. Na primeira boa chance, Neymar cobrou escanteio, Edu Dracena subiu livre para cabecear e a bola bateu caprichosamente na trave.

No ritmo em que andava a partida, ficou fácil para o meio de campo santista se impor. Arouca e Ibson tinham grande liberdade para ajudar Ganso na armação. E o camisa 10, ligado, mostrava seu melhor: visão de jogo, inversões de bola e até botes no campo de defesa. Enquanto isso, o Comercial era nulo. Só assustou em um lance, quando Rossato bateu falta com perigo e acertou a trave. O goleiro do Peixe, que esperava a batida de Carlos Magno, ficou parado e quase buscou a bola no fundo da rede.

Com dificuldade para chegar ao gol adversário na troca de passes, o Santos precisava de uma jogada individual para abrir o placar. De Neymar, claro. Aos 28 minutos, o craque fez linda jogada, bem ao seu estilo: arrancou com a bola dominada do campo de defesa, deixou seis marcadores pelo caminho e rolou para Ibson, sozinho, de cara para o gol. O camisa 7 só teve o trabalho de mandar para o gol e agradecer ao companheiro.

Justíssimo pelo que os dois times apresentaram na primeira etapa, mais justo ainda pela disposição de Neymar, que não se intimidou com as pancadas. Foi o jogador mais caçado em campo, sofrendo dez das 19 faltas a favor do Peixe.

Sem inspiração, mas com a vitória

O segundo tempo começou igual para o Comercial, mas truncado para o Peixe. O Bafo mantinha a postura: evitar uma goleada e, se desse, arrancar um empate no contra-ataque. No entanto, o time santista já não tinha mais o domínio absoluto no meio e o rodízio de faltas do adversário atravancava os avanços de Neymar, Ganso e Arouca. Fucile dividiu com o zagueiro Leandro Camilo, ficou de cara para o goleiro, mas protagonizou lance inusitado: tropeçou sozinho e caiu de cara no gramado.

Logo na jogada seguinte, no entanto, a dupla de craques do Santos mostrou categoria e quase ampliou. Neymar cobrou falta pela direita com perfeição na cabeça de Ganso, o meia cabeceou firme e carimbou a trave. Pela segunda vez, o goleiro Alex agradeceu à sorte. O atacante Henan não podia dizer o mesmo. Sozinho no ataque, sofria com a falta de inspiração dos meias Carlos Magno e Luis Augusto.

O Peixe seguia em cima. Ibson lançou Neymar e o atacante chutou em cima do goleiro. Ibson foi caindo de produção e Elano entrou para dar um pouco de vivacidade ao setor ofensivo do Peixe, apagado. E que estrela mostrou o meia. Aos 36, ele cobrou com perfeição na cabeça de Durval, que subiu livre para escorar e ampliar o placar. Alan Kardec ainda chegou a carimbar a trave minutos depois. Mas a chance perdida nem fez falta. 

Estão deixando o Peixe chegar...

 

 

 

Com informações de Globo Esporte e UOL

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições