São Paulo garante o título com vitória sobre o Goiás

São Paulo garante o título com vitória sobre o Goiás

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

São Paulo garante o título com vitória sobre o Goiás

A decisão ficou para a última rodada, mas tudo continuou da mesma forma. O São Paulo liderava a tabela e precisava de apenas um empate para não ser alcançado pelo Grêmio (RS) e garantir o terceiro título brasileiro consecutivo, o sexto de sua história. Mas os paulistas mostraram por que arrancaram na reta final do Brasileirão e passaram pelo Goiás (GO) no Gama (DF) e comemoraram mais uma conquista. Com o gol de Borges, o clube completou 18 partidas sem perder. A última derrota foi no primeiro jogo do segundo turno, justamente para o Grêmio, o único que poderia arrancar o título dos agora hexacampeões. Ao final da competição, o São Paulo somou 75 pontos, marcou 66 gols e sofreu 36.

O Palmeiras, apesar de sofrer um revés em casa, também teve motivos para comemorar. O clube perdeu para o Botafogo (RJ) por 1 a 0, mas graças ao tropeço do Flamengo (RJ) ante o Atlético (PR), confirmou sua vaga na pré-Libertadores de 2009. O alviverde terminou o Brasileirão na 4ª colocação, com 65 pontos, 55 gols marcados e 45 gols sofridos. Os cariocas ficaram na 7ª posição e vão à Sul-Americana.

Já o Santos não saiu do 0 a 0 com o Náutico (PE) e deixou escapar a chance de ir à Copa Sul-Americana. Um empate seria o bastante, mas a vitória do Atlético Paranaense tirou a vaga dos paulistas, que ficaram na 15ª colocação na tabela, com os mesmos 45 pontos do clube de Curitiba, que levou vantagem no número de vitórias. O empate beneficiou os pernambucanos, que escaparam do rebaixamento no segundo critério de desempate, o saldo de gols.

A já rebaixada Portuguesa foi ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro (MG), que lutava por uma vaga na Libertadores. Os paulistas saíram na frente, mas os mandantes se impuseram e viraram o placar para 4 a 1 e asseguraram sua presença na competição continental. Vice-lanterna, a Portuguesa terminou o Brasileirão com 38 pontos, 48 gols marcados e 70 sofridos, a terceira pior defesa, e volta à Série B em 2009.

A Série A do Campeonato Brasileiro de 2008 teve 1067 gols marcados, média de 2,8 por partida. Foram 213 vitórias dos mandantes, 78 triunfos dos visitantes e 98 empates. O campeão foi o São Paulo e Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras ficaram com as vagas para a Libertadores, além do Sport (PE), campeão da Copa do Brasil. Para a Sul-Americana, garantiram vaga Flamengo, Internacional (RS), Botafogo, Goiás, Coritiba (PR), Vitória (BA), Atlético (MG), Atlético (PR) e Fluminense (RJ). Figueirense (SC), Vasco (RJ), Portuguesa e Ipatinga (MG) foram os rebaixados para a Série B.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições