São Paulo versão 2011 muda estilo e ataque é quem dita o ritmo da equipe

São Paulo versão 2011 muda estilo e ataque é quem dita o ritmo da equipe

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:47

Nas últimas temporadas, o São Paulo sempre se notabilizou por ter um sistema defensivo que fazia a diferença. Em 2007, ano em que o time conquistou o bicampeonato brasileiro, Alex Silva, Breno e Miranda foram tão bem que Rogério Ceni foi vazado apenas 19 vezes em 38 partidas. No ano seguinte, Breno saiu, André Dias assumiu a posição e o setor continuou firme. Mesmo em 2009 e 2010, anos em que a equipe não ganhou nenhum título, a defesa seguiu como protagonista. Na atual temporada, no entanto, a situação se inverteu completamente.

Dagoberto, Rogério Ceni e Fernandinho são os três principais artilheiros do Campeonato Paulista pelo São Paulo  (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)

  No início do Campeonato Paulista, Paulo César Carpegiani escalou o time no esquema 4-4-2 e, mesmo com Alex Silva e Miranda em campo, a equipe tomou 12 gols em seis partidas. Com a chegada de Rhodolfo, que veio do Atlético-PR, a situação melhorou mas, uma coisa é certa: o estilo audacioso do treinador refletiu-se na postura da equipe que, em 2011, passou a ser comandada pelo ataque. Tanto que, após 18 rodadas do Campeonato Paulista, o Tricolor tem o melhor desempenho do torneio, com 38 gols marcados e apenas a quinta melhor defesa, com 18 tentos sofridos.     JOGADOR GOLS MARCADOS NO PAULISTÃO Dagoberto 8 Rogério Ceni 6 Fernandinho 4 Lucas 3 Jean 3 Marlos 3 Marcelinho Paraíba 2 Rhodolfo 2 Casemiro 1 Henrique 1 Ilsinho 1 Rivaldo 1 Willian José 1 Miranda 1 Gercimar (contra) 1     Para Marlos, a filosofia do treinador e a qualidade do elenco fizeram o Tricolor 2011 mudar de característica.

Tem treinador que gosta mais do sistema defensivo, tem treinador que gosta mais de atacar. O Carpegiani é assim, ele dá liberdade total para atacarmos. É claro que isso deixa a defesa mais exposta, mas temos total confiança neles. Na frente, temos jogadores velozes e muito inteligentes. Essa mistura faz com que apareçam muitas oportunidades de gol. E lá na frente, nossos jogadores sabem definir, sabem fazer o gol – afirmou o camisa 11, que marcou três gols no estadual.

Rhodolfo seguiu pela mesma linha de raciocínio.

Somos uma equipe muito boa no contragolpe, um time leve, habilidoso, e por isso temos facilidade para entrar na área adversária. E nós da defesa, sempre que temos uma oportunidade, estamos indo ao ataque para ajudar. O importante é que o time está acertado, não estamos na segunda colocação do campeonato à toa – lembrou o camisa 4.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições