MENU

Segundo pesquisa, torcida do Timão já seria igual à do Fla

Segundo pesquisa, torcida do Timão já seria igual à do Fla

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

(Como o instituto ainda não liberou as tabelas referentes a essa pesquisa, esse post de hoje toma por base somente as informações divulgadas inicialmente, e com exclusividade, pelo jornal.)

O título da matéria publicada na Folha de S.Paulo é chamativo: “Pesquisa iguala maiores torcidas - Adversários na Libertadores, Flamengo e Corinthians estão empatados tecnicamente em torcedores, aponta Datafolha”.

Essa nova pesquisa foi feita nesse mês corrente, somente quatro meses depois da pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2009 e abordada por este Olhar Crônico Esportivo em detalhes no início desse ano.

Basicamente, os dois pontos que mais chamam a atenção, inicialmente, dizem respeito aos dois clubes com maiores torcidas: a preferência apontada para o Flamengo cai de 19% para 17%, enquanto a preferência pelo Corinthians sobe de 13% para 14%. O chamado empate técnico dá-se em função da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Essa é a primeira vez que o Corinthians atinge a marca de 14% de preferência, desde 1993, quanto o Datafolha iniciou suas pesquisas sobre torcidas.

Na sequência, aparecem São Paulo com 8%, Palmeiras com 6% e Vasco com 4%, com novos empates técnicos entre os dois clubes de São Paulo e entre Palmeiras e Vasco, segundo a matéria.

Grêmio, Internacional e Cruzeiro vêm a seguir com 3% e Atlético Mineiro e Santos com 2%, em situações em que o empate técnico é mais ainda caracterizado.

A matéria destaca o uso de Ronaldo pelo Corinthians para atrair torcedores, que pode ser, de fato, um diferencial, assim como pode ter sido igualmente um diferencial o título conquistado pelo Flamengo no momento da realização da pesquisa de 2009.

É importante ter em mente que resultados de pesquisas precisam ser vistos, sempre, dentro de uma sequência, que quanto mais longa for mais sólida será. Uma única pesquisa pode ser influenciada por uma conjuntura qualquer, favorável ou desfavorável, o que não a invalida, logicamente, mas também não permite esquecer que a pesquisa retrata um momento. É como a fotografia de uma paisagem. Numa foto pode ter uma nuvem, na outra não. E embora os torcedores que gostam de intitular-se autênticos não gostem, torcidas são, também, como paisagens: mutáveis.

Antes de encerrar: 25% dos brasileiros não torcem por nenhum time de futebol.

Tão logo o instituto libere as tabelas correspondentes, este Olhar Crônico Esportivo voltará ao assunto de forma mais completa.

Por: Emerson Gonçalves

veja também