Seleção de Mano para amistosos no país é mais brasileira do que nunca

Seleção de Mano para amistosos no país é mais brasileira do que nunca

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Neymar é um dos atletas convocados por Mano que atua no futebol brasileiro (Foto: Getty Images)

  A Seleção convocada por Mano Menezes para os amistosos contra a Holanda, no dia 4 de junho, no Serra Dourada, em Goiânia, e diante da Romênia, quatro dias depois, no Pacaembu, em São Paulo, é mais "brasileira" do que nunca. Dos 28 atletas chamados pelo treinador para os compromissos, dez atuam em território nacional, o que há muito não se via no time canarinho. A Itália, que não vai ter Alexandre Pato como representante nas duas partidas por conta de uma lesão no ombro, e a Inglaterra dividem a segunda colocação, com cinco atletas por país.

Mesmo para a Copa América, onde o número de convocados cairá de 28 para 22, os brasileiros devem estar em maior número na lista. E Mano Menezes tem uma explicação para a mudança.

- Não faço isso (chamar mais atletas que atuam no Brasil) por decisão pessoal, mas porque dá para fazer isso. Deixa claro que o futebol brasileiro está vivendo um novo momento. Mudou a relação da economia mundial. O Brasil vive um momento melhor do que muitos dos outros países que eram os nossos concorrentes. Mesmo que continue o êxodo dos nossos jogadores, o nível que está se mantendo dentro do Brasil é visivelmente melhor. E se o nível é melhor, esses jogadores vão estar na Seleção.     Barcelona e Manchester United, rivais na decisão da Liga dos Campeões, no próximo sábado, às 15h45m (de Brasília), em Wembley, na Inglaterra, vão ceder três atletas para a Seleção Brasileira. Da equipe culé, os laterais Daniel Alves e Adriano. Do lado dos Diabos Vermelhos, o volante Anderson, que trabalhou com  Mano Menezes no Grêmio, foi lembrado. O confronto terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GLOBOESPORTE.COM.

Na última edição da Copa América, disputada em 2007, na Venezuela, o número de atletas que atuavam no Brasil lembrados pelo então técnico Dunga foi bem menor do que em 2011. Dos 22 convocados, apenas quatro defendiam clubes brasileiros - o lateral-esquerdo Kleber, o zagueiro Alex Silva, o volante Josué e o apoiador Zé Roberto. O país que mais colocou jogadores na competição há quatro anos foi a Alemanha, com cinco.

Mano vai divulgar a lista final de convocados para a Copa América logo após a partida diante da Romênia, no dia 7, no Pacaembu, em São Paulo. A lista de atletas que atuam no país pode aumentar para o torneio, já que o comandante vai esperar pela recuperação de Paulo Henrique Ganso, do Santos. O atleta está em tratamento de um problema muscular.

A delegação canarinho vai viajar para a Argentina, local da Copa América, no dia 21 de junho. A equipe vai ficar hospedada em Los Cardales, cidade que fica a 60km de Buenos Aires. O primeiro adversário do time de Mano Menezes no torneio será a Venezuela, no dia 3 de julho, em La Plata.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições