Sexteto do Barça pode conquistar a Liga dos Campeões pela terceira vez

Sexteto do Barça pode conquistar a Liga dos Campeões pela terceira vez

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Messi marca na final de 2009 (Foto: Getty Images)

  Seis jogadores do Barcelona poderão alcançar a marca de três títulos da Liga dos Campeões caso a equipe vença o Manchester United, neste sábado, na final contra o Manchester United, no Estádio Wembley, em Londres. Valdés, Puyol, Piqué, Xavi, Iniesta e Messi, se elevarão ao patamar de lendas como Cruyff, Rijkaard, Beckenbauer e Puskas, entre outros, que chegaram ao olimpo do futebol europeu em três ocasiões. Ídolos como Platini, Zidane e Ronaldinho levantaram a taça em apenas uma oportunidade. Francisco Gento, ex-Real, é quem mais levantou a taça: seis vezes. Alfredo di Stéfano, Alessandro Costacurta e Paolo Maldini venceram cinco cada.

A primeira vez foi em 2006. Valdés e Puyol foram titulares na final contra o Arsenal, em Paris. Xavi ficou no banco de reservas, Messi não participou da partida e Iniesta entrou no segundo tempo. Os jogadores, que hoje representam a alma barcelonista, formavam uma base para o time liderado por Ronaldinho, Deco e Eto'o. O técnico Guardiola assumiu o comando na temporada seguinte e fez uma reformulação que iria mudar a história do Barcelona.

Piqué, Puyol, Xavi, Valdés... Barcelona levanta a Liga dos Campeões de 2009 (Foto: agência Getty Images)

  Piqué não participou do título de 2006 mas ganhou a Liga dos Campeões por outro clube. No período de transição entre o Barça de Ronaldinho e o Barça de Messi, o zagueiro foi campeão com o Manchester United em 2008. Formado no Barcelona, não foi aproveitado na Inglaterra e acabou sendo contratado por Guardiola.

Messi assumiu o protagonismo de melhor jogador do mundo, Xavi confirmou sua posição de líder do meio de campo e Iniesta se consagrou como um dos melhores meias do planeta. O projeto Guardiola já tinha seu corpo e alcançou o auge em 2009. A capital era Roma e o adversário da final foi o Manchester United. Os catalães venceram os ingleses por 2 a 0.

A terceira conquista do sexteto irá coroar o trabalho de categorias de base do Barcelona. Os seis jogadores foram criados no clube e uma nova geração de vencedores começa a surgir, liderada pelos titulares Busquets e Pedro.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições