MENU

Shows musicais abrem a Copa do Mundo nesta quinta-feira

Shows musicais abrem a Copa do Mundo nesta quinta-feira

Atualizado: Quinta-feira, 10 Junho de 2010 as 2:43

Um grande concerto com vários artistas internacionais, como Shakira, Alicia Keys, Juanes e Black Eyed Peas será celebrado nesta quinta-feira, a partir das 15h (de Brasília), no estádio Orlando, em Soweto, na véspera da rodada de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. A TV Globo irá transmitir ao vivo.

Principal atração, a colombiana Shakira será a última a se apresentar com a execeução de três músicas,  entre ela ''Waka Waka - Time for Africa'' (A hora da África), tema do Mundial, com o grupo pop sul-africano Freshlyground. É aguardado um público de 36 mil pessoas na festa. Os ingressos, que custavam até 1400 rands (R$ 322), esgotaram-se rapidamente.

Além dos movimentos sensuais que habitualmente faz em seus shows, Shakira prometeu também uma coreografia tipicamente africana. O também colombiano Juanes e os americanos Alicia Keys e John Legend farão parte da festa, junto com estrelas africanas de renome internacional, tais como Angélique Kidjo, Amadou e Mariam e Gospel Choir. Vários jogadores também participarão do evento, mas os organizadores preferiram manter seus nomes em sigilo.

- Este concerto não só é um tributo ao início da Copa do Mundo, também é um tributo à música africana - explicou Kevin Wall, ao apresentar os últimos detalhes do show, que contará com ainda com a atuação de Alicia Keys, K'Naan e Angelique Kidjo.

Acompanhe como será a cerimônia de abertura da copa:

ACOMPANHE COMO SERÁ A CERIMÔNICA DE ABERTURA DA COPA 15h Abertura danças tribais 15h10m Black Eyed Peas três músicas 15h23m Amadou & Mariam duas músicas 15h34m Angelique Kidjo duas músicas 15h42m John Legend duas músicas 15h52m Vusi Mashlasela duas músicas 16h03m Filme sobre Nelson Mandela três minutos de duração 16h06m Vieux Farka Toure duas músicas 16h14m Juanes duas músicas 16h26m Tinariwen duas músicas 16h36m Alicia Keys três músicas 16h49m Alicia Keys e BLK JKS uma música 16h53m BLK JKS duas músicas 17h03m K'Naan uma música 17h09m The Parlotones duas músicas 17h20m Shakira três músicas 17h43m Encerramento música e queima de fogos 17h49m FIM FIM  

Ao contrário do mistério sobre os atletas que estarão no show desta quinta, os organizadores revelaram alguns detalhes sobre a cerimônia de abertura que será celebrada na sexta-feira, no estádio Soccer City, antes da partida inaugural entre os anfitriões e o México. O tema do evento será uma canção que ''dará as boas-vindas ao mundo na África do Sul'', explicou Derek Castens, do comitê organizador.

A ministra de Arte e Cultura da África do Sul, Lulu Xingwana, assegurou que as celebrações terão um forte toque africano e estarão concentradas, principalmente, nos seis países do continente que conseguiram se classificar para o Mundial.

- Estamos muito felizes em contar com o melhor da África do Sul e da África - disse a ministra.

Participarão da cerimônia 1.500 músicos, entre eles o trompetista sul-africano Hugh Masekela.

Artistas africanos pretendem boicotar show

Sindicatos de artistas africanos, apesar da presença desses últimos, pedem um boicote ao show com a alegação de que ele ''não é muito africano''. O governo nega essa acusação; a renda dos ingressos se destina a uma associação da Fifa que promove atividades esportivas em bairros pobres na África.

No dia seguinte ao show, será disputada no Soccer City, em Joanesburgo, a partida de abertura entre África do Sul e México, às 11h no horário de Brasília. Antes, porém, haverá a cerimônia de abertura oficial, que será transmitida ao vivo para centenas de milhões de pessoas em 215 países, segundo o Comitê Organizador (LOC, na sigla em inglês).

- A cerimônia de abertura apresentará uma grande escalação de gigantes da música e da indústria do entretenimento sul-africanos e de todo o continente africano, mostrando a uma audiência global de milhões de pessoas o talento, criatividade, tecnologia e espírito de boas vindas da África - disse em comunicado Danny Jordaan, diretor-executivo do LOC.

A cerimônia durará meia hora, e terá participação, entre outros, de R Kelly, que ganhou vários Grammys e que interpretará a canção principal da cerimônia, ''Sign of Victory'' (Sinal de Vitória), junto com o grupo sul-africano Soweto Spiritual Singers. Segundo o LOC, ao contrário do que pensa os sindicalistas, ''a cerimônia será um reflexo da orgulhosa herança cultural africana'' e mostrará o talento artístico do continente. O tema do evento será ''Recebendo o Mundo em Casa''.

Entre os artistas convidados estão o trompetista sul-africano Hugh Masekela; o nigeriano Femi Kuti, que interpreta a famosa canção ''Bang, Bang, Bang''; o artista pop argelino Khaled; a lendária banda ganesa Osibisa; assim como importantes artistas sul-africanos como Thandiswa Mazwai, Pantsula, TKZee e o cantor Timothy Moloi.

- Acho que a cerimônia de abertura será uma mostra espetacular do melhor da arte, cultura, música e dança africana. Haverá uma grande representação de artistas sul-africanos e de todo o continente, especialmente dos seis países participantes do torneio - destacou Lulu Xingwana.

A grande ausência do concerto será a do tenor Siphiwo Ntshebe, conhecido popularmente como o ''Pavarotti Negro'', de quem era amigo, e faleceu em maio em decorrência de uma meningite.

veja também