Sob a batuta de Lucas, São Paulo vence o Flu com facilidade no Rio

Sob a batuta de Lucas, São Paulo vence o Flu com facilidade no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

                                                  O atual campeão brasileiro estreou de forma decepcionante. Com autoridade, sem dar bola para a crise e com um Lucas em noite inspirada, o São Paulo foi a São Januário neste domingo e venceu o Fluminense por 2 a 0, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O meia da Seleção Brasileira e Dagoberto marcaram os gols da partida, que, se não empolgou Paulo César Carpegiani, sentado e calado durante quase os 90 minutos, serviu para chutar para longe a depressão pós-eliminação na Copa do Brasil.

Enquanto isso, os cariocas deixam claras a cada movimento em campo suas carências. Sem Fred, com amigdalite, o ataque foi nulo; o meio-campo, pouco criativo; e a defesa, desarrumada. A chegada de Abel Braga, antes esperada com paciência, passou a ser emergencial para que o campeonato não “comece” tarde demais. No primeiro teste, a equipe saiu de campo sob vaias de gritos de “time sem vergonha”. Já Enderson Moreira foi para o vestiário ao som de “burro”.     Com o resultado, o São Paulo termina a primeira rodada na quarta colocação, e o Flu, na 18ª. O Tricolor do Rio vai jogar fora de casa na próxima rodada: enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, às 18h30m de domingo. Já o Tricolor de São Paulo recebe o Figueirense no Morumbi, às 21h de sábado.

Paciente, São Paulo larga na frente

Disperso e sem criatividade, o Fluminense que entrou no gramado de São Januário não parecia em nada o time que levou uma semana na Granja Comary para treinamentos. Por outro lado, o São Paulo também não dava indícios de ser uma equipe afetada pela crise deflagrada com a eliminação na Copa do Brasil e os problemas envolvendo Carpegiani e Rivaldo. Resultado? Vantagem paulista ao término de 45 minutos, nos quais teve como maior virtude a paciência.

Se por um lado Deco, Conca, Rafael Moura e Rodriguinho não se encontravam no ataque e apelavam para chutes de longa distância na ânsia de abrirem o placar, o São Paulo abusava da troca de passes no meio-campo em busca de espaços para usar a velocidade de Lucas e Dagoberto. Estratégia que deu certo, mesmo com o Fluminense tendo dois volantes à frente da linha de zaga.

Ainda distante da forma ideal, Leandro Euzébio não teve bom retorno após artroscopia e não encontrou nos companheiros a cobertura esperada. Inoperante ofensivamente e desequilibrado na defesa, o Flu chamava o São Paulo e sofreu o gol aos 33 minutos. Foi quando Casemiro teve tempo para dominar, pensar e achar Dagoberto em um dos buracos na zaga tricolor. O atacante chutou forte, de primeira, e fez 1 a 0.

A desvantagem não foi capaz de acordar os cariocas, que observavam mais do que marcavam e por pouco não viram Lucas ampliar antes de ouvirem vaias na descida para o intervalo.

Lucas toma conta do jogo e dá espetáculo

O gol do jovem meia da Seleção Brasileira, porém, não demorou a acontecer. Por sinal, ele pegou o segundo tempo e colocou debaixo do braço, com direito a um verdadeiro baile em Gum, Leandro Euzébio e companhia. Logo aos três minutos, fez fila na entrada da área e chutou forte para superar Berna: 2 a 0. A jogada ainda se repetiria algumas vezes, mas sem o mesmo êxito.           Enquanto Lucas parecia estar ligado na tomada, o Flu se mantinha sonolento. Passes displicentes e jogadas sem muita profundidade não faziam o torcedor sequer sonhar com o empate. Enderson Moreira demorava (muito) para ter reações no banco de reservas, e somente aos 20 minutos ele trocou Deco e Julio Cesar por Souza e Carlinhos. Foi chamado de burro pelos torcedores. E ainda precisou de mais 12 para sacar Diogo e abrir mão do esquema com dois volantes de marcação.

Entretanto, nada disso surtiu efeito. O dono do jogo era Lucas, e pará-lo era uma missão que já tomava tempo demais dos cariocas. Dribles, arrancadas e passes precisos faziam parte do repertório do garoto, que nem precisou balançar a rede novamente para ter uma atuação daquelas que “valem o ingresso”.

O São Paulo que chegou ao Rio de Janeiro em crise, volta para casa com três pontos e uma exibição capaz para ao menos acalmar os ânimos no Morumbi. A batata quente agora está com o outro tricolor. O campeão brasileiro teve estreia decepcionante e aguarda ansiosamente a chegada de Abel Braga. No fim, o time de guerreiros foi chamado de time sem vergonha pelos torcedores. Do lado são-paulino, união. Os tricolores se reuniram no centro de campo antes de ir para o vestiário.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições